Geral Previsão do tempo: maio começa com chuva acima da média em Santa Catarina

Previsão do tempo: maio começa com chuva acima da média em Santa Catarina

26/04/2024 - 17h44

As primeiras semanas de maio serão marcadas com chuva frequentes em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. As regiões que apresentam risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais são: Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Já nas demais regiões, o risco é baixo.

Desta vez, as chuvas e os temporais se originam por conta da presença de um bloqueio atmosférico que deve dificultar o avanço das frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Com isso, estas frentes frias terão características mais estacionárias, ou seja, com lento deslocamento, favorecendo com que os sistemas de chuva atuem por um período maior. Essa condição deverá persistir ao longo da primeira quinzena de maio, com chuvas acima da média para esta época.

Neste sábado, 27, o tempo permanecerá firme, com sol, calor e variação de nuvens em todo o estado. A partir da noite, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento da nebulosidade nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva pontualmente intensa e temporais isolados. O risco é moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.

Durante a madrugada e a manhã de domingo, 28, a instabilidade se espalha por todo o Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, partes do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. À medida que o dia avança, a condição de chuva também se estende para as outras regiões do estado.