Esportes Primeiro campeonato brasileiro de ondas grandes é confirmado no dia 1º de julho na Praia do Cardoso

Primeiro campeonato brasileiro de ondas grandes é confirmado no dia 1º de julho na Praia do Cardoso

28/06/2024 - 16h55

Santa Catarina será palco do primeiro campeonato brasileiro de ondas grandes que ocorre na próxima segunda-feira, 1º de julho, na Praia do Cardoso, em Laguna (SC).

A organização do evento monitorava as condições do mar desde o último fim de semana e nas primeiras horas desta quinta-feira, 27, recebeu o sinal verde para a realização das competições.

“Depois de analisarmos muito os gráficos de previsão, optamos por chamar o Sinal Verde para a segunda-feira, 1º, pois no domingo, que é o auge do swell, o vento está muito forte e do quadrante sul/sudoeste, que pega de maral na praia do Cardoso, podendo comprometer a qualidade das ondas. Segunda-feira o vento é fraco e vai virando por oeste até o quadrante norte, atuando como terral no pico e melhorando a formação das ondas”, destaca  Thiago Jacaré, Coordenador Nacional de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e idealizador do Movimento BWB.

No início da semana, quando o evento ainda estava sobre bandeira amarela e no aguardo das melhores condições, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, destacou a importância do Governo do Estado ser patrocinador master de uma competição que tem total ligação com a cultura esportiva local.

“Será  um evento histórico para o surf , para o esporte catarinense e para a Confederação Brasileira de Surf que é a organizadora da competição. Para a Fesporte é importantíssimo estar como patrocinadora master deste evento dada a força que tem a cultura do surf em nosso estado”, destacou o presidente da Fesporte.

Vaga para competição internacional

O primeiro campeonato brasileiro de surf de ondas grandes também vale vaga para o evento internacional, o Big Wave Alliance, que irá reunir os primeiros colocados das competições dos principais picos de ondas grandes do mundo para uma única competição internacional, concedendo o título de Campeão Mundial de Surf de Ondas Grandes ao vencedor.