
Procon alerta para fraudes na Black Friday
A última sexta-feira do mês de novembro já está marcada pelos consumidores como o dia de promoções e descontos. Conhecida por Black Friday, neste ano de 2022 ela cai no dia 25. Mas, como diz o ditado “nem tudo que reluz é ouro”, é preciso ficar atento para não cair em golpe. O Procon de Araranguá alerta para que o consumidor não caia em fraudes. “A orientação principal é pesquisar antes da Black Friday, para ver se o valor que eles vão lançar agora compensa. Outra coisa que temos que levar em consideração, é de que não é por que você está levando um produto com desconto que você perde seus direitos de consumidor”, destaca a diretora do Procon Cristiana Rzatki.
Cristina ressalta que os direitos do cliente estão dispostos em lei através do Código de Defesa de Consumidor (CDC), e que eles devem ser respeitados.
Confira abaixo algumas dicas de como evitar problemas na data:
Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar.
Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
Consulte sempre a página oficial da loja.
Verifique a reputação do fornecedor.
O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.
Fonte: Procon SC