Geral PROCON Araranguá: cresce exponencialmente o número de reclamações por cobranças indevidas

PROCON Araranguá: cresce exponencialmente o número de reclamações por cobranças indevidas

16/03/2023 - 15h28

Como já comentamos anteriormente, uma das grandes demandas do PROCON são as cobranças indevidas e não autorizadas em conta Bancária e no Benefício junto ao INSS.

Nesse último mês, tivemos um grande aumento desse tipo de reclamação, principalmente quanto a seguros lançados como débito automático em conta corrente e poupança.

Lembrando que isso não atinge apenas aposentados, já que as cobranças de seguros podem ser lançadas na conta bancária de qualquer consumidor logo, a conferência, através de emissão de extrato mensal, deve ser efetuada com certa regularidade.

As cobranças junto ao INSS são descritas como: contribuição, Unaspub, Abcb, Conafer, entre outras. 

As cobranças em contas Bancárias são descritas como Deb Aut, Seguro, Seguradora, Sabemi, Prevsul, Aspecir, Secon, Sudacred, Egoncred, entre outras.

Os descontos efetuados em conta bancária devem ser bloqueados através de pedido do titular da conta na agência bancária. Assim evita novos descontos.

O cancelamento, que pode ser efetuado a qualquer momento (não pode ser negado) é efetuado através do PROCON. O ressarcimento dos valores em dobro, por ser uma cobrança indevida, somente será efetuado se não existir comprovação de aceite ou resgate de gravação.

Faça a conferência em seus extratos. Verificando qualquer valor desconhecido procure a agência de seu banco ou o PROCON. Traga o extrato, documento de identidade e comprovante de residência (cópias impressas).