Geral Projeto “Bem-Estar e Felicidade”, em Araranguá, visa formação voltada a professores da educação infantil

Projeto “Bem-Estar e Felicidade”, em Araranguá, visa formação voltada a professores da educação infantil

13/09/2023 - 16h57

A administração pública de Araranguá, por meio da secretaria de Educação, através do departamento infantil, está realizando uma formação continuada, com o tema “Bem-Estar e Felicidade”. A ação é uma parceria com o projeto Crianças Virtuosas, que realiza nos dias 12 e 13 de setembro, quatro workshops.

A formação será voltada para professores da educação infantil. Os encontros presenciais acontecerão no Senac, Universidade Aberta Do Brasil (UAB) e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). De acordo com a organização, a meta será capacitar 175 educadores e coordenadores da rede pública. Além disso, a prefeitura adquiriu 168 livros que servirão como material didático.

Nos encontros, temas como ensino de competências sócio emocionais, construção de uma vida de bem-estar e felicidade, serão abordados.

Crianças Virtuosas é uma iniciativa multimídia que fomenta o ensino de uma vida de bem-estar e felicidade, por meio de livros educativos, materiais lúdicos, músicas, podcasts e palestras. Idealizado pela mãe e escritora Alua Kopstein, o projeto surgiu com o livro “Crianças Virtuosas de A a Z”, que desperta a curiosidade dos pequenos para as virtudes do bem viver consigo, com o outro e com o mundo. As páginas ganham cores nas mãos do ilustrador Pirecco. O segundo livro lançado foi “A Vida Neste Minutinho”, que ensina sobre a importância do presente em nossas vidas, com ilustrações também do Pirecco Studio.

Além disso, a cada livro vendido, o projeto Crianças Virtuosas, presenteia um novo livro de atividades para uma criança em situação de vulnerabilidade. Um por um, transformando o poder da leitura em um ato de solidariedade. Nesta mesma semana, o Crianças Virtuosas estará doando a mesma quantidade de livros (168), para escolas públicas da região.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Juliana Oliveira, a diretora pedagógica do departamento infantil de Araranguá, Hully Pereira Gerônimo, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Dione Cesa e a escritora, Alua Kopstein, falaram sobre o workshop e a formação continuada fornecida aos professores da educação infantil. “Não vemos a hora de os professores levarem esses ensinamentos, para dentro das salas de aulas. Temos certeza que será enriquecedor. Os professores estão encantados”, ressaltou Hully Gerônimo.

A escritora explica o que a motivou em se aprofundar pelos temas. “Umas das coisas que me apaixonou por esses temas da felicidade e da virtude, foi quando comecei a estudar e ver que é tão simples. As pessoas não precisam de dinheiro para serem felizes, o que é preciso é investir em relacionamentos, contato com a natureza, dormir cedo, trabalhar com autoconhecimento, inteligência emocional e pensamentos positivos”.

Para Alua, alguns grupos são necessários para se tornar uma pessoa forte. “No grupo do corpo, é dormir, comer e se movimentar e no grupo da alma, seria o aprendizado continuo, relacionamentos e espiritualidade. Observamos que o tratamento desses grupos, trazem benefícios inimagináveis”.

De acordo com a primeira dama e secretária de Assistência Social, Dione Cesa, o projeto aliado aos workshops, vem para revolucionar a forma de ensino, tratando temas importantes e quando são inseridos nas salas de aula, muito agrega na educação infantil. “Tudo na vida é um exercício, temos que acordar pela manhã e se desconectar das informações. Focar em tomar o café, acreditar que vai dar tudo certo e não se deixar levar pela correria do dia a dia. Como que um adulto com problemas nesse sentido, poderá passar ensinamentos valiosos para as crianças. Que os municípios nos copiem nessa iniciativa”.