Geral Reserva Biológica Estadual do Aguaí celebra 41 anos de existência na região Sul do estado

Reserva Biológica Estadual do Aguaí celebra 41 anos de existência na região Sul do estado

01/07/2024 - 17h16

A Reserva Biológica Estadual do Aguaí celebra nesta segunda-feira, 1º de julho, 41 anos de criação. A Unidade de Conservação de Proteção Integral é fundamental para a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e manutenção dos recursos hídricos da região Sul do Estado de Santa Catarina.

A Reserva é composta por magníficos canyons, riqueza de ecossistemas e grande variedade de espécies de plantas e animais que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade. As majestosas esculturas geológicas, a imponência das montanhas, escarpas e chapadas, assim como, as belas cachoeiras são também um importante testemunho da história geológica do Brasil, podendo gerar oportunidades para alavancar a economia de toda a região por meio da ampliação e desenvolvimento do ecoturismo no entorno da unidade.

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado, a Reserva está localizada nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande, fazendo limite com Bom Jardim da Serra. A sede administrativa está instalada dentro da área da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.

:: Saiba mais sobre a Reserva no site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Para mais informações o contato com a equipe poder ser feito através do e-mail: aguai@ima.sc.gov.br