Geral Responsáveis por crianças reclamam de mudança feita pela SEC de educação, obra do acesso sul Araranguá está paralisada, empresa abandonou o trecho e ninguém sabe explica o motivo e Natal Verão terá show sem a concha acústica

Responsáveis por crianças reclamam de mudança feita pela SEC de educação, obra do acesso sul Araranguá está paralisada, empresa abandonou o trecho e ninguém sabe explica o motivo e Natal Verão terá show sem a concha acústica

18/10/2024 - 16h27

Contra

Um grupo de mães que se dizem “revoltadas”, não aceitam a mudança anunciada pela secretaria de educação de Araranguá em relação a CEI Criança Feliz no Bairro Coloninha. Segundo as mães, a secretaria quer tirar o pré dois da creche, mandando as crianças para a escola João Matias. Em reclamação registrada na manhã de hoje na Rádio Araranguá, as mães afirmaram que as demais creches ficam longe, dificultando levar e buscar seus filhos.

Posição

A secretária de educação de Araranguá, Mariluci Bilk, explicou que o município está com uma demanda muito grande em termos de maternal. Para abrir mais vagas nos maternais, as crianças do pré dois serão levadas para a escola João Matias, que fica muito próximo da creche. A secretária explicou ainda, que as crianças serão totalmente atendidas com diferencial, inclusive em sua alimentação e cuidados especiais, só não será mais no maternal e sim na escola, onde já teriam idade para ingressar.

Quer ouvir

A secretária ainda disse que já foi explicada a situação as mães em questão e que está aberta a receber cada uma delas para conversar sobre o assunto. “Não estou me negando a receber as mães para conversar, apenas quero que todas estejam presentes”, afirmou.

Outras creches

Mariluci Bilk também deixou claro que estuda a mesma medida em outros CEIS, caso ainda haja necessidade de abrir novas vagas para berçário na rede municipal.

Abandonou

A empresa que começou o trabalho no acesso sul a Praia da Caçamba, no lado de Araranguá simplesmente abandonou o trecho. As máquinas foram retiradas da obra, segundo relato de moradores, há 20 dias. O abandono parece não ter sido comunicado a prefeitura de Araranguá, onde ninguém informa nada a respeito.

Sem resposta

Na manhã de hoje enviei mensagem ao secretário de Obras Odilon Pietsch que não respondeu. Também enviei mensagem ao secretário de administração Rony da Silva. Este respondeu que não sabia nada a respeito, mas que ia se informar e me repassar. Ainda na manhã de hoje, Rony me repassou a informação de que estava agendada uma reunião da procuradoria da prefeitura para tratar de outra obra, mas que haveria a cobrança. Mas o secretário também não me retornou com a resposta final sobre o assunto.

Chuva
Logo na primeira vez que fiz a cobrança sobre o abandono da obra, a explicação do secretário de obras foi de que estava previsto um período de chuvas, e como o serviço era de terraplanagem, não poderia ser feito. Só que a chuva passou e as máquinas não retornaram ao trecho da obra e ninguém explica nada.

Dinheiro

Não pode ser falta de dinheiro, uma vez que uma emenda impositiva do deputado estadual Tiago Zilli, que já está nos cofres da prefeitura e mais uma contrapartida do próprio município, foram destinados a obra. Se não faltou dinheiro, parece ter ficado claro que faltou fiscalização na obra, uma vez que ela paralisou e ninguém sabe, sequer que havia paralisado e por óbvio não sabem o motivo.

Sem a concha

A parada de natal que abre a programação do Natal Verão ainda não terá a concha acústica para o show da camerata de Florianópolis. A informação foi repassada na manhã de hoje pelo chefe de gabinete da prefeitura de Araranguá, Sandrinho Ramos. Segundo ele, dificilmente a concha estará pronta até o dia 15 de novembro, data em que ocorrerá o show de abertura.

Parada de natal

A parada de natal deverá ser ainda maior e mais atrativa este ano e passará pela Avenida Getúlio Vargas, calçadão com o término da praça. A Família Lima e Gabriel Valin, também estão na programação do Natal Verão 2024.