Geral Rogério Pessi: a voz da agricultura em Araranguá

Rogério Pessi: a voz da agricultura em Araranguá

02/05/2024 - 09h48

Conheça a história do presidente do Sindicato Rural e seu comprometimento com a comunidade agrícola.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao Programa 95.5 Entrevista, da Rádio Araranguá, o protagonista não poderia ser outro senão Rogério Pessi, uma figura muito conhecida na vida rural da região. Nascido em 8 de abril de 1969, em Araranguá, Pessi traz consigo não apenas uma vida dedicada à agricultura, mas também um legado de comprometimento com sua comunidade.

“Nasci e morei na Barranca durante um período até ir para o Rio Grande do Sul com meu pai, onde fomos trabalhar na agricultura. Após esse período, voltamos para a cidade, foi quando trouxe uma cabrita. Tirava o leite da cabra e vendia na região. Desde muito novo vivenciei a agricultura com a mão na massa. Meu pai acordava cedo e a gente acordava junto, sempre ajudando no serviço do campo. É uma época que não volta mais. Me lembro desses períodos com muita alegria e gratidão. Sem dúvidas, serve de referência para toda a vida”, destacou.

Apesar de sua formação em educação física no ano de 1991, foi nas raízes da terra que Rogério encontrou sua verdadeira vocação. Desde então, ele não só trabalhou incansavelmente para o sustento de sua família, mas também se tornou uma referência no mundo agrícola local.

“Quando decidi cursar a faculdade, meu pai queria administração. Apesar de ele querer, sempre gostei da bola. Aprendi muito com a educação física. A formação é muito importante, porque vivenciamos momentos sociais com outras pessoas. Cresci muito meu social. Eu que era bem colono, quando fui para a universidade abri minha visão sobre o mundo. O esporte sempre esteve ligado à minha vida. Apesar de gostar muito do esporte, migrei minha vida para a agricultura”, relembrou.  

Sua jornada na esfera pública é marcada por diversas realizações: Pessi já ocupou a presidência do Conselho Municipal de Agricultura por dois mandatos, e desempenhou o papel de secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de 2010 a 2012. Atualmente, ele está em seu terceiro mandato como presidente do Sindicato Rural de Araranguá, uma posição que ele assume com humildade e determinação.

“Nós que presenciamos a agricultura na ponta da enxada, podemos ver hoje a tecnologia aliada a produção agrícola. Nossa região é muito forte na agricultura e estar ocupando cargos que me ajudam a desenvolver o agro na região é algo muito especial. Sempre fui muito metido e gostei dessas reuniões. É muito bacana ter esse contato com os agricultores. Apesar de monetariamente não ganhar nada, se torna algo muito bacana. Nunca pensei em assumir cargos como esses, mas aprendi muito e posso ajudar a região na agricultura”, ressaltou.

Além de seu compromisso profissional, Rogério Pessi também é um exemplo de dedicação familiar. Casado com Denise Silveira Pessi, ele é pai de dois filhos, Roger e Renato, que o enchem de orgulho. “Levo a religiosidade e a seriedade da minha família. Herdei isso e sempre levarei para a minha família. Me sinto uma pessoa abençoada por tudo que aconteceu e vem acontecendo em minha vida”, acrescentou.

Sua história é uma inspiração para todos aqueles que compartilham sua paixão pela vida no campo e sua determinação em fazer a diferença na comunidade. Rogério Pessi não é apenas um líder agrícola, mas também uma voz poderosa que busca o progresso e o bem-estar de Araranguá e região.