
Sabotando o Medo de falar em público
“O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo. Nelson Mandela “Long Walk to Freedom”, 1995.
O medo é uma emoção de nosso corpo emitido em uma situação de aflição. Pode ser racional, quando há um perigo real, como um acidente, afogamento. E irracional, que corresponde a um perigo imaginário: medo de uma avaliação; de ser rejeitado e de falar em público.
Nos dois casos o organismo entra em alerta e se mobiliza para fugir ou atacar. Como não dá para atacar quem vai nos ouvir, a vontade quando surge um convite para gente se apresentar em público é realmente de sumir, não é mesmo?
Você não é nenhum ser de outro planeta porque sente esse medo de se expor e encarar o público. E antes de eu explicar qualquer técnica a gente precisa descobrir de onde vem esse medo que tanto te assombra. Faça uma lista dos seus medos que geralmente são reflexos de traumas passados e perceba o que eles causam no seu corpo.
Exemplo, você pode ter sido zombado na escola durante uma apresentação. E naquela ocasião você ficou com as pernas bambas e teve palpitações. Preste atenção que essa mesma reação vai surgir novamente perante um novo convite.
Conforme o educador André Charbonnier (2020), “o primeiro passo para viver sem medo é ter consciência deles. Real ou não, o medo nos convida a olhar o que existe do outro lado da cortina.”
Olhe para você e descubra o que lhe aflige, quais reações de seu corpo ao se apresentar em público. Esse é um bom começo para gente iniciar técnicas para sabotar esse medo. Tenho certeza que não vai lhe faltar Coragem.