Geral Samae anuncia investimentos e obras importantes para 2024

Samae anuncia investimentos e obras importantes para 2024

18/01/2024 - 13h39

Esm entrevista à Rádio Araranguá, o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Jairo Costa, revelou detalhes do planejamento robusto e dos investimentos previstos para o ano em curso. O programa O Dia em Notícia, apresentado por Alaor Alexandre, foi o palco para a divulgação dos projetos que visam melhorar a infraestrutura, mobilidade e qualidade dos serviços prestados à população.

Expansão das redes de água e esgoto

O diretor destacou que o foco principal do Samae continua sendo a extensão das redes de água e esgoto. Jairo ressaltou a importância de manter os olhos atentos à infraestrutura, considerando aspectos como a mobilidade e outras variáveis cruciais para o pleno funcionamento do serviço autônomo. “Essa é a grande função do Samae. Sabemos que os olhos precisam estar sempre atentos a tudo, como a infraestrutura, mobilidade, enfim são muitas coisas”, destaca.

Prevenção e manutenção

Diante das chuvas que afetaram a região no ano passado, Jairo Costa enfatizou que a autarquia não esperou para agir. Antes mesmo dos eventos climáticos, foram realizadas limpezas e manutenções preventivas. O Samae, em parceria com o município, também se dedicou à limpeza dos açudes locais, garantindo a eficiência e segurança dessas estruturas.

“A respeito das chuvas que atingiram nossa região ano passado, o Samae muito antes já estava realizando limpezas e manutenções. O município se engajou também nessa necessidade dos açudes da cidade, de ser realizadas limpezas. Precisamos aproveitar nossos rios naturais”.

Obras em andamento no Parque Belinzoni

Uma das novidades mais aguardadas são as obras que compõe o Parque Belinzoni. Atualmente, equipes do Samae estão trabalhando na instalação de paivers coloridos e na construção de um deck, que será integrado a um calçadão de paiver. O prefeito está em processo de aquisição da área da chaminé, onde será criada a praça da chaminé, prometendo um espaço renovado e atrativo para os cidadãos.

“Estamos tentando sempre fazer o melhor para nossa população. Com isso, estamos com as obras em andamento no parque, onde as equipes estão a todo o vapor. Vai ficar uma área muito bacana para nossos cidadãos”.

Investimentos na frota e pesquisa de mercado

O Samae não está apenas concentrado em melhorar as infraestruturas físicas, mas também busca aprimorar sua frota de veículos. Com a aquisição de duas camionetas, uma destinada para água e outra para esgoto, a autarquia pretende renovar toda a frota, visando garantir eficiência e reduzir o tempo de manutenção. “Estamos fazendo pesquisas de mercado para renovar toda a frota. Queremos adquirir mais seis veículos. Não queremos mais carros na oficina. Os funcionários terão carros novos para trabalhar”.

Estação nova na Lagoa do Caverá

Jairo Costa anunciou a construção de uma nova estação na Lagoa do Caverá, após estudos confirmarem a qualidade da água no local. A obra está em processo de licitação, refletindo o compromisso do Samae em utilizar fontes naturais e reduzir o uso de produtos químicos.

“Somos uma cidade rica em água. Temos importantes lagoas em nosso município. Realizamos um estudo e foi constatado que essa água é muito boa. Quanto melhor a água, menor o número de produtos químicos. Estamos em processo de licitação para a empresa ganhadora iniciar a obra”.

Jairo destaca que o planejamento da autarquia é o fator primordial para os avanços do Samae. “Tudo é planejamento. Por isso, a necessidade de investimentos. O Samae está investindo em deck, trilha, nas limpezas e na questão da expansão de água e rede de esgoto. Estamos sempre em obras. No momento a autarquia está fazendo 15 ruas em Araranguá com rede de esgoto e mais toda a parte do Hospital Regional que já está pronta. O Hospital não tinha esgoto tratado”, finaliza.