
Santa Catarina amplia rede de prevenção contra granizo para proteger agricultura
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) está intensificando os esforços para ampliar a proteção dos trabalhos catarinenses contra o granizo. Nesta semana, o secretário Valdir Colatto se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, para discutir a criação do Programa Estadual de Prevenção de Granizo, buscando fortalecer a rede de proteção e reduzir os impactos no setor agrícola.
Atualmente, o sistema antigranizo opera em 11 municípios, por meio de convênios com a SAR. Desde 2023, o Governo do Estado já destinou mais de R$ 2,2 milhões para a instalação e manutenção desse sistema, que reduz os danos às tarefas ao transformar pedras de gelo em menores, desintegrando-os antes de atingir o solo. As cidades beneficiadas são Calmon, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Tangará, Videira, Pinheiro Preto e Timbó Grande.
Para 2024, os investimentos aumentarão para R$ 3,8 milhões, permitindo a ampliação do sistema para outras regiões do estado. “Nosso objetivo é expandir essa tecnologia em parceria com a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, automatizando os equipamentos para melhorar a detecção do granizo nas áreas rurais”, afirmou o secretário Colatto.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, reforçou o compromisso da instituição na implementação dessas novas tecnologias. “Prever com antecedência a queda de granizo é essencial para minimizar os prejuízos na agricultura. Nossa equipe técnica trabalhará de forma coordenada com a Secretaria da Agricultura para garantir respostas rápidas e eficientes, fortalecendo ainda mais a proteção dos trabalhadores catarinenses”, destacou.