Geral Saúde Digital: projeto está em andamento em Araranguá e visa facilitar o acesso à atenção básica

Saúde Digital: projeto está em andamento em Araranguá e visa facilitar o acesso à atenção básica

28/02/2024 - 13h41

As ferramentas digitais simplificam diversas coisas no cotidiano, e quando falamos em saúde a internet vem revolucionando o modo de atendimento tanto na rede privada quanto na pública. Em Araranguá existe o projeto Saúde Digital, que visa facilitar a vida do cidadão, na busca por informações e serviços oferecidos via SUS. A secretária de Saúde Daiane Biff explica como está o andamento do projeto. “No final do ano passado iniciamos o serviço, que faz o apoio, que tira as dúvidas. Mas queremos com um número de telefone agendar as consultas, que possamos renovar as receitas de saúde mental pelo sistema também, ou seja, não precisar mais ir até a unidade de saúde”, comenta.

A secretária aponta que o projeto ainda não avançou devido a parte burocrática. “Precisamos oficializar tudo isso através de licitação. Hoje temos um termo de cooperação com uma empresa que trabalha conosco que desenvolve softwares para comercializar, hoje não temos nenhum custo, mas sabemos que para operarmos como saúde digital precisamos pagar por um sistema”.

Daiane também detalha que a documentação estava pronta, porém com a mudança na lei de licitações outros documentos tiveram que ser inseridos. “A partir que tivermos tudo oficializado, vamos saber qual empresa ganhará, quais as ferramentas que teremos disponíveis dentro daquilo que precisamos. Hoje temos uma equipe que realiza orientações, e também damos apoio a regulação estadual”. O contato do Saúde Digital é o 483521 – 1500.