Segurança SC tem sete municípios em situação de emergência e previsão é de temporais com chuva volumosa para o fim de semana

SC tem sete municípios em situação de emergência e previsão é de temporais com chuva volumosa para o fim de semana

16/05/2024 - 12h54

Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na manhã desta quinta-feira, 16, subiu para o sete o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) em função das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo Sul – as mais afetadas -. Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva intensa e volumosa no fim de semana.

Os municípios que decretaram SE são: Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande possui decreto de SE vigente por conta do evento adverso anterior. Também foram enviados itens de assistência humanitária (IAH) para Araranguá e São João do Sul, no total de R$ 131.753,12. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Danos humanos por conta das chuvas de maio

Previsão de chuva em SC: temporais com chuva intensa e volumosa no fim de semana

Entre a noite da sexta-feira, 17, e a madrugada do domingo, 19, a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, com início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul,  avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período.

O risco é ALTO nas áreas em laranja, MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. São esperados acumulados entre 75mm e 100mm nas áreas em laranja, entre 50mm e 70mm nas áreas em amarelo e entre 20mm e 40mm nas áreas em verde do mapa. Em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.