Geral Secretaria de Saúde de Araranguá atende 39 pacientes através do SAD

Secretaria de Saúde de Araranguá atende 39 pacientes através do SAD

23/11/2022 - 16h59

Araranguá conta com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que visa trazer mais conforto para pacientes acamados do município. O SAD é uma referência nacional na desospitalização de pacientes que apresentam condições ou mesmo necessitam seguir com o tratamento no próprio domicílio. O intuito é levar aos pacientes um conjunto amplo de cuidados à saúde, prevenção, reabilitação, além de tratamentos continuados realizados através dos profissionais da saúde.

Em entrevista ao programa Atualidades da Rádio Araranguá, a fisioterapeuta Thayane Furtado e a nutricionista Ana Claudia de Oliveira explicaram o funcionamento do serviço. “O SAD é um serviço de atenção formado por uma equipe multidisciplinar. Hoje contamos com sete profissionais, uma médica, três técnicos em enfermagem, uma enfermeira, uma nutricionista e uma fisioterapeuta, nós vamos até a casa do paciente fornecer tratamento, reabilitação e qualidade de vida”, destaca Thayane.

Para ser atendido pelo SAD existe alguns critérios, como por exemplo: pessoas acamadas que utilizam sondas para alimentação e em uso de oxigênio ou ventilação mecânica. “São pacientes que necessitam de mais cuidados. Em Araranguá são 39 atendidos, sendo a maioria pacientes em cuidados paliativos.  Orientamos os familiares em como tratar esse paciente que está no final da vida com o maior conforto possível para que não sinta dor”.

Para ser atendido pelo SAD o paciente tem que passar pela Unidade Básica de Saúde, onde receberá a visita do médico que irá avaliar se a pessoa se enquadra no atendimento.