Geral Segunda eu começo

Segunda eu começo

14/11/2022 - 13h24

A partir dessa segunda-feira, 14, eu, Aline Teixeira, estarei com vocês aqui queridos leitores. Esse espaço vamos usar para dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Eu sou um exemplo disso e na sequência explico os motivos.

Quando me convidaram para esse desafio confesso que fiquei mega empolgada. Logo um filme passou pela minha cabeça e eu pensei: posso ajudar as pessoas, assim como me ajudaram em um dos períodos mais difíceis da minha existência. E foi questão de vida ou morte mesmo, sem exageros. Todos temos nossas fraquezas, mas podemos usá-las ao nosso favor para construir um amanhã melhor.

Confesso que não foi fácil chegar até aqui. A caminhada é longa, mas tenho certeza, e posso provar hoje, que tudo que você quer você consegue. Na minha opinião, ter uma vida mais saudável, uma mente equilibrada é algo que deve ser leve e sem pressão. Só que nem sempre foi assim. Todo recomeço é difícil. Será que pelo medo de tentar e falhar?  Pelo receio de mentir para nós mesmos, ficarmos frustrados e muitas vezes desistirmos de tentar? Ou mesmo por preguiça de levantar do sofá e começar? São tantos os medos né? Nossa mente faz isso como forma de defesa. Afinal, a mudança gera trabalho. Precisamos abandonar a zona de conforto.

Enganando a nós mesmos

Nessa hora surgem mil desculpas. Por isso meu caro leitor o nosso primeiro post: ‘Segunda eu Começo’. Qual a frase, ou melhor, a desculpa que você mais escuta ou que dá para si mesmo? Pense bem. ‘Ah, hoje está muito frio’. ‘Hoje eu não tenho tempo’. ‘Bah, eu até iria começar, mas o sofá me chamou’. E claro, a nossa favorita: ‘Segunda eu começo’. E chega a tão comentada segunda e você falhou novamente, e o que é pior, deixou na mão a pessoa mais importante de sua vida, que é você mesmo. Você é seu maior exemplo, tem de gostar de si mesmo antes gostar de outras pessoas ao seu redor.

Tudo que estou falando leitor, não é questão apenas de estética, corpo sarado e escultural, mas sim, buscar um modelo mental que nos deixe prontos para viver uma vida saudável. Ter fome de viver, conquistar a longevidade. A atividade física regular e alimentação saudável vão lhe proporcionar tudo isso. Então uma dica: antes de mais nada, vamos deixar as desculpas de lado e refletir: como está a nossa vida hoje? Pense como seria bom sair zona de conforto, deixar os medos e abrir espaço para uma nova vida. Sempre há tempo, independente da sua idade. Tome as rédeas da sua vida.

Meus fantasmas      

Aqui vai o meu relato. Quando eu tinha 12 anos, uma fase que você muitas vezes não entende os porquês da vida, sempre sofri muito bullying na escola. Há 30 anos eu tinha vários apelidos. Os que mais me faziam sofrer eram lata banha ou baleia assassina; e aí por diante. Isso tudo me deixava muito triste. Nunca era escolhida nas brincadeiras escolares porque era lenta, gorda e não ia ajudar o time (era essa a visão que eles tinham de mim). Não culpo ninguém, pois eram todos crianças e sem muita orientação de adultos para que não excluíssem colegas.

Nossas escolhas

Então fui crescendo e decidi mudar. Só que parti para o lado errado. Calma, vou explicar. Parei de comer e comecei a tomar remédios que conseguia sem receitas. Eram inibidores de apetite. Tomava também chás diuréticos. Comecei, sim, a emagrecer, só que isso ficou fora de controle. Me olhava no espelho e, mesmo estando muito magra, sem massa muscular, a imagem que vinha em minha mente era, estou muito gorda; horrível. Minha mãe então me levou em um médico. Ele me alertou que se eu não parasse iria morrer. Aquilo para mim soou como um alerta geral. O que eu estava fazendo como a minha vida? Estava magra, mas, infeliz e, literalmente, doente. Deixava de sair com amigos para não correr o risco de comer, de cair na tentação. Isso me marcou muito, então virei o jogo. Estava na hora. Comecei a fazer atividade física e a me alimentar de forma saudável. E foi esse caminho novo que me levou até a faculdade Educação Física, que me salvou. Mas olha, para quem não gostava de Educação Física na escola, porque era excluída, me sai bem.

Amo o que faço

Sou formada há 16 anos, dou aulas e sou personal trainer, e o melhor de tudo, hoje sou feliz com meu corpo. Eu e ele nos entendemos muito bem e esse processo de autoconhecimento você, meu caro leitor, tem como buscar também.

Aproveite seu tempo, saia do celular, abandone o sofá, dê o primeiro passo e, se for para começar hoje, vai lá, pois ainda dá tempo.

Espero que tenha lhe ajudado a mudar o foco. Em breve voltaremos com dicas de como conquistar uma vida saudável. Não se sabote, afinal, só depende de você. Bora lá? Um grande abraço, força de vontade e fé em você mesmo. Afinal, hoje é segunda e ‘Segunda eu começo’.