Geral Seminário de piscicultura abordará temas específicos da pratica em Araranguá e região

Seminário de piscicultura abordará temas específicos da pratica em Araranguá e região

24/10/2023 - 15h33

Dando sequência ao trabalho de fortalecimento da agricultura em Araranguá, a secretaria vai realizará um seminário de piscicultura no dia 9 de novembro. O encontro acontecerá no Centro Multiuso, às 19h e reunirá agricultores de toda a região. Além disso, contará com a presença de palestrantes qualificados, que abordarão assuntos sobre a prática, o investimento e o lucro da modalidade. 

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o diretor de agricultura de Araranguá, Davi Ronconi, falou mais sobre o seminário. “Queremos mostrar para os agricultores que essa modalidade pode ser bem lucrativa e pode ser usada como primária e secundária, na sua propriedade. Ouvimos muito sobre as dificuldades desses profissionais, em conseguirem uma linha de crédito nesse sentido. Como é uma atividade que tem um custo alto, existe essa dificuldade”.

O diretor ressalta que a administração municipal criou uma lei de incentivo a prática na região. “Em relação ao processo de piscicultura, como a montagem dos tanques, a prefeitura elaborou uma lei que, onde ela entra com a instalação desses tanques, o que ajuda o produtor, que ficaria com o restante. Existe um curso com a Epagri, e após isso, é feito um estudo na terra para dar continuidade. Para ter uma boa produção, existe muitos quesitos. Após o ciclo do peixe, são esgotados os tanques, feito a limpeza e depois a renovação da água”.

Falando sobre a importância de o agricultor comparecer ao seminário, Davi relata a qualidade que terão as palestras. “Convidamos um professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é mestre em piscicultura. Além disso, também marcarão presença, outros profissionais da Epagri. Será tratado desde a importância da prática, o investimento e o lucro. Será falando também do grande potencial que a região possuí”.

Por mais que a prática seja novidade na região, o diretor explica que já existe alguns produtores. “Foram três propriedades que foram escavadas. Dessas, todas já estão com a documentação ambiental toda regulada. Alguns já possuem o licenciamento e estão realizando comportas. Outros, deixaram um pouco de lado, por ser algo secundário. Mas acredito que até o final do ano, já teremos algum tanque produzindo”.

Para se inscrever no seminário, os interessados poderão entrar em contato com a secretaria da Agricultura na prefeitura, ou diretamente pelo fone (48) 98815-8095. Além disso, também será realizada a inscrição diretamente no local do seminário.

Confira a programação completa:

19h30 – Importância da piscicultura, históricos, desafios e oportunidades:

Giovanni Lemos de Mello – Professor e pesquisador da UDESC, Coordenador do laboratório de Aquicultura (LAQ/UDSC), líder do grupo de pesquisa em Aquicultura (GPAq/UDESC) e editor da revista Aquaculture Brasil.

20h10 – Tilapicultura no Sul Catarinense, sistemas produtivos, discussões e encaminhamentos:

Emanuel Ramos Viquetti – Engenheiro Agrônomo, líder do projeto piscicultura da EPAGRI, nas regiões de Criciúma e Tubarão;

Luiz Rodrigo Mota Vicente – Médico veterinário, gerente regional da EPAGRI de Tubarão.