Segurança Serviço aeromédico transfere mulher com suspeita de AVC de Sombrio para hospital de Criciúma

Serviço aeromédico transfere mulher com suspeita de AVC de Sombrio para hospital de Criciúma

22/01/2024 - 20h02

No final da manhã desta segunda-feira, dia 22, a aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais do SAER e pelos profissionais da saúde do SARASUL, foi acionada pela regulação do Samu para transferência do pronto atendimento do município de Sombrio para um hospital em Criciúma.

A transferência ocorreu por volta de 11h50min depois que uma mulher de 50 anos, desmaiou na sua residência. A paciente foi socorrida por uma ambulância básica do SAMU de Sombrio, que prestou o primeiro atendimento, e removeu a mesma até o pronto atendimento local.

Devido a suspeita de AVC pela perda de força (hemiplegia) do lado esquerdo, associado a fala enrolada, a equipe do Samu optou pela transferência com urgência da paciente através da aeronave do Sarasul, com o objetivo de minimizar as sequelas. A mulher foi removida até o Hospital São José, em Criciúma, que é referência neurológica na região, para que fosse feito o tratamento definitivo em menos de uma hora.

Segundo a equipe médica da aeronave, o tempo de resposta do início dos sintomas até o tratamento, é fator predominante para a recuperação do paciente, e se realizado até duas horas após o início dos sintomas, a chance de o tratamento ser bem sucedido sem deixar nenhuma sequela é grande, sendo imprescindível o emprego do SAER/SARASUL nessas situações.