Política Solução Verde: conheça a proposta de Jardins de Chuva para Araranguá

Solução Verde: conheça a proposta de Jardins de Chuva para Araranguá

24/05/2024 - 14h00

O vereador Nelson Soares esteve no programa Dia a Dia da Rádio Araranguá na manhã desta sexta-feira, 24, para falar sobre sua indicação de estudo para a implantação de jardins de chuva em Araranguá.

O jardim de chuva consiste em Solução Baseada na Natureza (SBN), implementada no Brasil e no mundo para combater efeitos da crise climática. Além de facilitar absorção da água da chuva pelo solo, permite abastecer lençóis freáticos de espaços urbanos e regenerar solos pisoteados e desnutridos. Também ajuda a diminuir empoçamentos em vias públicas. “É uma solução arquitetônica desenvolvida e aplicada em diversas cidades do mundo, cidades que se tornaram impermeabilizadas devido ao asfalto e ao concreto. Então arquitetos e engenheiros imaginaram voltar a um estado de natureza onde o solo fique parcialmente descoberto em alguns pontos da cidade, como canteiros, rotulas e meios fios, e que permitam a captação da água em uma caixa de brita, retendo e levando a água para o lençol freático evitando que uma boa parte dessa água seja coletada pelo pluvial”, explica Nelson. 

 Dados recentes do portal especializado ECycle apontam que jardins de chuva removem até 90% de produtos químicos e de nutrientes habitualmente identificados na composição das águas da chuva. A solução também possibilita aumento da biodiversidade, diminui alagamentos e melhora a qualidade do ar.

A indicação levada a Câmara destaca ainda: “se tratar de uma obra simples que a Prefeitura pode fazer com equipes próprias, sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental e proteção dos efeitos climáticos”.