Segurança Traficante armado com pistola reage a prisão e acaba baleado pela Polícia Militar no Lagoão

Traficante armado com pistola reage a prisão e acaba baleado pela Polícia Militar no Lagoão

01/05/2024 - 10h00

A Polícia Militar de Santa Catarina através do 19º Batalhão de Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e mais de 500 gramas de cocaína, com um casal que foi preso em flagrante. Por volta das 21 horas desta terça-feira, dia 30, os policiais que atuam no Tático e nas rondas com apoio de motocicletas (rocam) realizavam monitoramento do comércio de entorpecentes na residência do suspeito de 27 anos, que fica situada na Rua Esmeraldino Antônio Francisco no bairro Lagoão em Araranguá, quando viram a movimentação de usuários no local.

Diante dos fatos, os policiais realizaram algumas abordagens e diante da confirmação do tráfico de drogas no imóvel, inclusive com porções de cocaína na janela, os policiais entraram na residência para tentar prender os criminosos. No entanto, ao ser proferida voz de prisão ao suspeito de 27 anos, que estava com uma pistola calibre 380, municiada, em suas mãos, o mesmo não acatou as ordens emanadas pelo policial para largar arma, e realizou uma reação ativa contra o policial.

Por sua vez em legítima defesa, o policial militar diante da iminente agressão, efetuou um disparo de arma de fogo, e em seguida desarmou o criminoso. O suspeito foi lesionado no braço e recebeu os primeiros socorros pelos policiais, os quais utilizaram o equipamento de torniquete (disponível em todas as viaturas do 19ºBPM) para estancar o sangramento, até a chegada do corpo de bombeiros.

Em seguida, os policiais militares realizaram uma varredura preliminar na residência e sobre a mesa foi localizado o restante das drogas. Na ocasião foram apreendidas 50,2 gramas de maconha, algumas porções de cocaína embaladas e prontas para a venda, uma balança de precisão, plástico para embalar drogas, facas e tesouras para cortar os entorpecentes, e os potes utilizados para esconder as drogas.

O canil setorial do 9ºBPM (Criciúma) auxiliou nas buscas e encontrou objetos pertinentes ao tráfico e apetrechos de arma de fogo. No total foram apreendidos mais 502,6 gramas de cocaína. De acordo com a polícia militar na segunda-feira, dia 29, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em desfavor do casal, oportunidade em que alguns objetos foram apreendidos para elucidar crimes em que o casal figura como suspeito.

Além disso, em outra ocorrência, o criminoso que possui antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas, já havia investido contra as guarnições com disparos de arma de fogo. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para o hospital por socorristas do corpo de bombeiros onde recebeu os cuidados médicos necessários. Já a esposa dele, de 32 anos, também foi presa em flagrante por tráfico de drogas, e encaminhada para a Central de polícia civil.