Geral Trajetória de sucesso: empresário do ramo de transportes, Claudio Prudêncio de Souza, compartilha sua história na Rádio Araranguá

Trajetória de sucesso: empresário do ramo de transportes, Claudio Prudêncio de Souza, compartilha sua história na Rádio Araranguá

24/01/2024 - 09h00

Em entrevista exclusiva concedida ao programa 95.5 Entrevista, na Rádio Araranguá, apresentado por Saulo Machado, o empresário Claudio Prudêncio de Souza, mais conhecido como Tuca Maia, revelou os detalhes de sua notável trajetória no mundo dos negócios, destacando sua ascensão no ramo do transporte.

Nascido em Jacinto Machado, na comunidade de Fundo Grande, Claudio Prudêncio cresceu em meio a oito irmãos, onde o trabalho sempre foi um pilar fundamental em sua vida. Inicialmente envolvido na lavoura com seu pai, a família encontrava maneiras criativas de complementar a renda, como a produção de leite pela mãe de Claudio, que ele saía para vender, além de explorar oportunidades como vendedor de picolé e cartucho.

“Fiz muita coisa, além de vender essas coisas, trabalhei como frentista em um posto. Me recordo que em uma troca de óleo, tirei o parafuso errado e saiu todo o óleo da caixa. Na hora de colocar o óleo, coloquei no motor. Quase fundiu a caixa de câmbio. São muitas histórias”.

A jornada de Claudio no transporte teve início quando seu pai adquiriu um caminhão. Determinado e cheio de fé, ele assumiu a responsabilidade, trabalhando incansavelmente para quitar as dívidas associadas à compra do veículo. Esse comprometimento resultou em oportunidades sucessivas para expandir a frota da empresa.

“Sempre tive muita fé. Quando o pai adquiriu o caminhão, também adquiriu uma dívida e se apertou. Foi quando assumi a bronca e falei para ele que iria trabalhar no caminhão. Dentro de um ano quitei todas as dívidas do pai”, compartilhou Tuca Maia durante a entrevista.

Com o passar do tempo outras oportunidades foram surgindo para Tuca expandir sua frota de caminhões. “Surgiu a oportunidade de adquirir um novo caminhão, o segundo. Com isso, entramos na empreitada e pagamos ele. Após isso, um outro caminhão apareceu em meu caminho e novamente adquirimos. Na época meus irmãos ajudavam dirigindo os caminhões”.

“Após isso, a firma que trabalhávamos pegando as cargas deu uma oportunidade de comprarmos uma carreta. Com isso, adquirimos ela e pouco tempo depois, compramos outra. Assim fomos adquirindo nossa frota. Compramos outro caminhão, dessa vez do deputado Motta e assim fomos expandindo”, acrescentou o empresário.

A partir desse ponto, a empresa, denominada Transjulio Transportes, viu um crescimento notável. A família, unida e dedicada, expandiu sua frota para 17 carretas operando no transporte, além de colaboradores terceirizados que contribuem para o sucesso da empresa. “Trabalhamos muito. Tudo depende de muito esforço. Nossa família sempre foi muito empenhada”.

Ao refletir sobre sua jornada, Tuca Maia enfatiza a importância da humildade, um valor transmitido por seu pai. “Não tivemos muito estudo, mas nosso pai nos ensinou a ser humilde. A humildade é tudo, moramos no mesmo lugar até hoje”, destacou o empresário.

A história de Claudio Prudêncio de Souza inspira, demonstrando que, com esforço, dedicação e fé, é possível alcançar o sucesso nos negócios. A Transjulio Transportes é um testemunho do trabalho árduo e da determinação de uma família comprometida com o crescimento e a excelência no setor de transporte.