Geral Trajetória de Ulisses: o menino que começou a trabalhar na pizzaria do pai e que, com determinação, chegou ao cargo de Delegado Geral de SC

Trajetória de Ulisses: o menino que começou a trabalhar na pizzaria do pai e que, com determinação, chegou ao cargo de Delegado Geral de SC

14/06/2024 - 09h12

Na tarde dessa quinta-feira, dia 13, o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, foi o convidado especial do programa 95.5 Entrevista, apresentado por Gregório Silveira na Rádio Araranguá. Durante a conversa, Gabriel compartilhou detalhes sobre sua trajetória profissional e pessoal, destacando os momentos marcantes de sua carreira e vida.

Nascido em 19 de agosto de 1982, em Turvo, no Extremo Sul de Santa Catarina, Ulisses Gabriel é filho de uma professora e de um caminhoneiro, que também era proprietário de uma pizzaria onde Ulisses começou a trabalhar desde os sete anos. Sua jornada acadêmica começou na Universidade do Sul de Santa Catarina, onde se formou em Direito. Demonstrando um compromisso contínuo com a educação, ele completou várias pós-graduações, incluindo Direito Processual Civil, Marketing Empresarial, Gestão Empresarial, Gestão Corporativa e Liderança e Desenvolvimento pela Universidade da Califórnia. Além disso, o delegado possui um mestrado em Direito.

“Quando nasci, meu pai vendeu o caminhão e começou a trabalhar na pizzaria. Me recordo que minha mãe fazia uma corrida muito grande, porque ministrava aulas, cuidava da casa e também trabalhava na pizzaria. Desde muito pequeno trabalhei ao lado de meus pais. Em especial, dos sete aos 12 anos, cobrando as contas na mesa. Fomos moldados na dificuldade e acredito muito nisso. Tinha dificuldades de brincar com meus amigos, devido os afazeres. Foi uma grande experiência que tive na minha vida. Desde pequeno queria ser juiz de direito, porque queria fazer justiça. Nos primeiros meses de faculdade, procurei no Fórum, uma oportunidade de emprego e ali comecei minha trajetória no direito”, destacou. 

A carreira de Gabriel na Polícia Civil de Santa Catarina teve início em 2007, após ser aprovado em concurso público para o cargo de delegado. Antes disso, ele já acumulava experiência como estagiário no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ulisses também dedicou parte de sua carreira ao ensino, lecionando na Fundação Educacional Barriga Verde e na UNISUL.

“Ainda no Fórum, abriu o concurso para delegado de polícia. Decidi participar do certame e passei. Na sequência, tivemos a prova física e passei novamente. Passei na segunda turma como o delegado mais jovem. A partir daí, iniciou-se minha trajetória na Polícia Civil”, ressaltou.

Em sua trajetória na Polícia Civil, Ulisses Gabriel ocupou diversas posições de destaque. Foi presidente da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) por duas gestões, começando a lecionar na instituição em 2008. Ele também atuou como Diretor Adjunto da ACADEPOL entre 2012 e 2013, Delegado Regional de Tubarão em 2014, Coordenador Pedagógico na Academia de Polícia de 2015 a 2016 e Corregedor em 2017. Além disso, teve passagens importantes por Araranguá e Criciúma, sendo delegado titular de Orleans.

“Recordo-me que fui trabalhar em Orleans, local onde conheci minha esposa Thayni e um ano depois, já estávamos noivos. No final de 2008 acabei vindo trabalhar na região de Araranguá, onde tive uma experiência muito importante no seguimento de investigação. Após isso, volto para Criciúma, depois vou novamente para a Orleans, só que como delegado titular, antes era substituto. Vivenciei muitas experiências ao longo da minha trajetória. Sem dúvidas, todas elas, culminaram no cargo que ocupo hoje”, ressaltou.

Em 2018, Gabriel lançou-se na carreira política, concorrendo a uma vaga de deputado estadual pela coligação PSD/PP/PSC. Obteve 28.183 votos, ficando com a terceira suplência. Em fevereiro de 2020, assumiu como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em decorrência da licença de Milton Hobus. Nas eleições municipais de 2020, Gabriel concorreu ao cargo de prefeito de Orleans, tendo Lucas Librelato como vice. A dupla recebeu 5.446 votos, ficando em segundo lugar na eleição.

“Minha luta sempre foi pela justiça e pelo melhor para o cidadão. Com isso, tudo que pude e posso fazem em torno disso, estamos fazendo. Sabemos que existe a necessidade de figuras políticas que lutam pela segurança pública. Baseado nisso, ingressamos na política”, enfatizou o delegado.

Em janeiro de 2023, Ulisses Gabriel assumiu o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina. Antes dessa nomeação, atuou na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Criciúma, reforçando seu compromisso com a segurança pública e a justiça.

“Toda essa experiência vivenciada ao longo dos anos, nos levou a ser nomeado o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado. Dadas algumas referências, o governador me entrevistou durante duas horas, testando minha capacidade e após isso, iniciamos os trabalhos. Há mais de um ano, atendemos mais de 1 milhão de pessoas. Nosso trabalho visa melhorar a segurança e o atendimento realizado pela Polícia Civil. Resolvemos cerca de 80% dos homicídios de Santa Catarina. Temos índices de países de primeiro mundo”, concluiu Ulisses.

Confira a entrevista completa na íntegra: