
Um líder: as histórias do Coronel da Polícia Militar, Maike Adriano Valgas
Seja para um time de futebol que tenha capacidade de ganhar títulos e ficar na memória do torcedor, para uma empresa que se consolide e ganhe mercado de maneira exponencial, ou, como neste caso, para uma corporação militar que tenha em seu comandante o exemplo a ser seguido, a figura do líder é fundamental para qualquer grupo que se proponha a obter êxito.
Natural de Florianópolis, onde sempre estudou em colégios públicos, e com mais de 30 anos de experiência em segurança pública, Maike Adriano Valgas, nosso convidado dessa terça-feira, dia 10, do 95.5 Entrevista, é coronel da reserva remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina. No Sul do Estado, desempenhou diversas funções de gestão das ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública ao longo da carreira, tendo passagem por organizações policiais militares nos três batalhões do 6º Comando Regional de Polícia Militar.
Também atuou na coordenação da implantação do Programa de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, nos municípios da AMEREC e AMESC, tendo sido também instrutor, em 1999. Foi o primeiro oficial a comandar o então 2º Pelotão de Polícia Rodoviária Estadual com sede em Cocal do Sul.
Em Criciúma, chefiou a Central Regional de Emergência por dois anos e coordenou as primeiras ações da Polícia Militar junto ao Juizado Especial de Trânsito, alcançando resultados expressivos no índice elevado de acordos obtidos entre os envolvidos nos sinistros automobilísticos, com reconhecimento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Além do pioneirismo na PRE de Cocal do Sul, na corporação operou na seara do trânsito sendo chefe das seções técnicas do 9ºBPM (Criciúma) e 19ºBPM (Araranguá); Ministrou inúmeras e instruções das disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva Policial e Operações de Polícia de Trânsito nos cursos de formação e educação continuada para praças; Foi nomeado membro representante da PMSC nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações do DETRAN/SC, regionais de Criciúma e Araranguá. Esteve lotado em Araranguá por doze anos, com atuação destacada no Comando da 1ª Companhia, com abrangência também nos municípios de Balneário Arroio do Silva e Maracajá, enquanto ocupava o posto de capitão; Como major, foi chefe da seção de operações e subcomandante do 19ºBPM; Promovido à tenente coronel assumiu o comando da unidade.
Pelos relevantes serviços prestados foi homenageado pela Câmara de Vereadores da cidade das avenidas, onde recebeu o título de cidadania honorária. Para encerrar a jornada na Instituição alcançou o Posto de Coronel e acabou designado para exercer o cargo de Comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina.
Na qualificação acadêmica, graduou-se em Ciências Policiais pela Academia de Polícia Militar da PMSC, Bacharel em Direito pela UNESC, Especialista em Trânsito pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim e Especialista em Administração em Segurança Pública pela UNISUL, além da participação em dezenas de cursos complementares na sua área profissional.
Para ser um bom líder, Maike acredita que cada comandado deve ser tratado de acordo com sua própria personalidade, de forma individual. Sua carreira é irretocável.
Confira a entrevista completa: