Geral Una-se a essa causa: Associação dos Surdos do Extremo Sul realiza risoto para arrecadar fundos

Una-se a essa causa: Associação dos Surdos do Extremo Sul realiza risoto para arrecadar fundos

12/09/2023 - 16h07

A Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense estará realizando o 11º Risoto Beneficente. O evento que visa arrecadar fundos para aos trabalhos que a associação vem desenvolvendo na região, acontece no dia 24, com início às 11h30min, no Centro Comunitário do bairro, Vila São José. No local será servido risoto de frango com palmito e risoto de queijo com acompanhamento. O valor custará R$ 25 por pessoa.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Juliana Oliveira, a diretora do Centro de Atendimento Especializado ao Surdo (CAESP), Edina Maris Mota e a intérprete de libras, Sheila de Oliveira, falaram sobre os trabalhos que a associação está realizando. “Nosso trabalho se fortaleceu muito a partir do ano passado, quando começamos a funcionar o CAESP. A Associação tem 20 anos, mas estamos comemorando um ano do centro especializado e é diferente, porque hoje temos aquele foco principal de levar o conhecimento máximo de libras aos nossos surdos”.

A diretora ressalta a importância do trabalho que a associação vem realizando. “Não ensinamos só a libra em si, mas a libra que faz com que esse surdo leve para a vida, como em seu ambiente de trabalho. Hoje em dia, recebemos elogios de pais que veem o trabalho que os profissionais estão fazendo com os filhos, dando independência, ensinando a ser alguém e a aceitar sua condição de surda. A partir do momento que essas pessoas passam a interagir com outras pessoas surdas, a visão delas se abre, pois observam que não são só elas. Esse trabalho é muito importante, porque de Florianópolis para cá, nós somos os únicos. Não existe outro CAESP, além de nós”.

Edina fala sobre a atual situação da associação e crava data para construção da nova sede, voltar às obras. “Estávamos em uma sala doada pelo Colégio Castro Alves, porém, a escola precisou da sala. Com isso, tivemos que nos mudar para a Vila São José, onde estamos pagando aluguel da sala. Para nós, a estrutura da sala é muito bacana, pois temos espaço para realizar nossas atividades. Acabamos de receber pela fundação que a mantedora financeira, que o dinheiro para a continuação da obra está chegando. Nós já temos o terreno e a construção levantada, coberta com laje, salpicada por dentro e rebocada por fora. Está faltando o acabamento, porém recebemos a notícia que o governo do Jorginho Mello liberou o dinheiro. Acredito que dentro de 30 dias estaremos com as mãos na massa”.

A diretora ainda ressalta que a luta por melhores condições é um trabalho constante. “Estamos lutando pelo transporte, porque ainda é um entrave. Nossos alunos não têm condições de virem sozinhos e financeiramente não tem condições de ficarem pagando Uber, ou dependendo de transporte público. Temos certeza que no próximo ano teremos o transporte”.

Sobre o 11º risoto que a Associação estará realizando, Edina explica. “O risoto vem para complementar os gastos que a gente tem. Ele vai atender essas demandas de luz, aluguel, transporte, cortes mínimos que temos para atender nossa parte burocrática e também para contador. Devagar a gente vai conseguindo. Pedimos ajuda para a comunidade, com arrecadações de alimento, para não gerarmos custos e só arrecadarmos. O risoto será feito pelos próprios pais dos alunos. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com a associação. Nossa meta é bater os 500 ingressos que alcançamos todo ano. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a gente pelo (48) 9-9923-6658”.