Geral Unidade da Alliance One em Araranguá é vendida; empresa encerra atividades no município em 2026

Unidade da Alliance One em Araranguá é vendida; empresa encerra atividades no município em 2026

16/01/2026 - 09h09

A Alliance One confirmou a venda de sua unidade instalada em Araranguá e anunciou que irá encerrar as operações no município após a conclusão da safra de 2026. A empresa informou que passará a centralizar suas atividades de processamento no Brasil na cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

A decisão impacta diretamente a economia local, já que a unidade da Alliance One é historicamente ligada à cadeia produtiva do tabaco na região do Extremo Sul Catarinense, gerando empregos diretos e indiretos e movimentando diversos setores da economia.

Em nota enviada à Rádio Araranguá, a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One Brasil, Deise Ziebell, afirmou que a empresa está adotando medidas para minimizar os impactos sociais da decisão, especialmente em relação aos colaboradores da unidade.“A Alliance One está comprometida com uma transição responsável para seus colaboradores. Um plano estruturado foi desenvolvido e está sendo gradativamente informado, analisando oportunidades de realocação de colaboradores e auxílio para recolocação profissional”, destacou.

Apesar do anúncio do encerramento das atividades, a empresa informou que a estrutura localizada em Araranguá foi negociada com outra organização, que deverá manter a atividade econômica no local. Segundo a Alliance One, a expectativa é de continuidade na geração de empregos e arrecadação para o município.

“A unidade de Araranguá foi negociada com uma empresa que vai continuar fortalecendo a economia local, gerando empregos e receita para o município”, reforçou Deise Ziebell.

A empresa não divulgou detalhes sobre a nova operadora da unidade, nem números oficiais sobre o total de trabalhadores impactados. O encerramento definitivo das operações está previsto para ocorrer após a safra de 2026, período em que a unidade seguirá em funcionamento.

Foto: Foto: Engenharia Castanhel