Economia Vaty Colombo: a história do homem que mudou a visão de marca, o DNA de uma empresa

Vaty Colombo: a história do homem que mudou a visão de marca, o DNA de uma empresa

05/06/2024 - 09h24

Em entrevista à Rádio Araranguá, Vaty Colombo, CEO das empresas Empória Branding e Emoovy, compartilhou um pouco de sua inspiradora trajetória profissional. Nascido no bairro Rio Maina, em Criciúma, Vaty é casado, pai de duas filhas e tem quatro pets. Ele é formado em gestão de varejo e serviços, com especialização em gestão empresarial, e é amplamente reconhecido como uma referência na região Sul do Brasil.

“Sou o décimo terceiro filho dos meus pais. Meu pai era mineiro e a minha mãe dona de casa. Tive a oportunidade de estudar e terminar o ensino médio à noite, porque trabalhava durante o dia. Minha graduação foi depois de casado. Tive a oportunidade de entrar na Anjo com 17 anos, a qual, o fundador é o meu irmão. O trabalho me fez ver a necessidade de aprimoramento”, destacou.

Vaty acumulou mais de 20 anos de experiência na Anjo Tintas, uma das maiores indústrias do setor no país, onde desempenhou funções cruciais como gestor industrial, de logística, pesquisa e desenvolvimento, comercial e marketing. Sua passagem pela Anjo Tintas lhe proporcionou uma vasta expertise de mercado, que ele decidiu aplicar em um novo empreendimento.

“Pela Anjo, tive a oportunidade de viajar o Brasil inteiro e ficou muito nítido para mim é que precisamos ter noção do quanto estamos atrasados em desenvolvimento de marca nas empresas. Esse é um problema de Santa Catarina. Nossa cultura fala muito sobre o que temos, mas não o que somos. Infelizmente as pessoas investem em muitas outras coisas, mas esquecem da importância de desenvolver sua marca. Com isso, observei que o Sul do Estado é um grande mercado promissor para construir marcas e decidi focar nisso”, ressaltou.

Em 2014, com seu espírito empreendedor e criativo, Vaty fundou a Empória Branding em Criciúma. A empresa nasceu com a missão de desenvolver a cultura de marca nas organizações e, desde então, já ajudou mais de 250 empresas, de diversos tamanhos, a estabelecerem um posicionamento sólido no mercado. A Empória Branding se destaca por sua abordagem inovadora e personalizada, que busca transformar a percepção e a identidade das marcas que atende.

“A Empória Branding é uma empresa voltada a desenvolver a cultura de marca na região. Vemos a marca como uma árvore, a qual, possuiu raízes e base. Entendemos que a marca será forte se sua raiz for forte. A marca é a essência da empresa. Nela, adquirimos os seus princípios, valores, objetivos, motivo de existência e com isso, podemos desenvolvê-la”, explicou.

Topo da Árvore

“Publicidade e propaganda é topo de árvore. As pessoas pensam que primeiro devem abrir o negócio e depois, pensar na imagem que ele deve passar. O problema que o depois é tarde. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Outro ponto que as empresas precisam entender é a necessidade de fazer um trabalho de posicionamento de marca e não de comunicação. Algum tempo atrás, as empresas se comunicavam apenas em Rádio e TV. Atualmente, existem inúmeras formas de divulgação. Quando temos uma raiz profunda na empresa, conseguimos transmitir o ponto alvo da organização. As pessoas se identificam com a história da marca e por isso, compram seus produtos”, concluiu.

Além de liderar a Empória Branding, Vaty também é o CEO da Emoovy, empresa especializada em presença digital e funil de vendas digital. A Emoovy se dedica a aprimorar a visibilidade on-line das empresas e a otimizar seus processos de venda, utilizando estratégias digitais avançadas.

Confira a entrevista completa: