Política Vereador Nelson Soares propõe criação de Complexo Neurossensorial para pessoas com autismo em Araranguá (FOTOS)

Vereador Nelson Soares propõe criação de Complexo Neurossensorial para pessoas com autismo em Araranguá (FOTOS)

03/07/2024 - 11h28

Em entrevista ao programa Estúdio 95 da Rádio Araranguá, apresentado por Juliana Oliveira, o vereador Nelson Soares discutiu um anteprojeto inovador: a criação do Complexo Neurossensorial – Casa do Autista, para pessoas neuro-diversas em Araranguá.

“Recentemente, teve a inauguração da Casa do Autista em Balneário Camboriú, e eu vi que era algo muito bom e inovador. Conhecendo a necessidade da nossa população, entendi que trazer esse projeto para Araranguá traria muitos benefícios”, afirmou o vereador.

Soares destacou que, se aprovado e implantado, o projeto acolherá crianças de 3 a 12 anos com nível um e nível dois de autismo. “O local será preparado especificamente para tratar dessas crianças de forma cuidadosa e específica, com métodos que favoreçam seu desenvolvimento. O ambiente será diferenciado, com jardim e contato com a natureza, distinto de uma escola convencional”, explicou.

Segundo Soares, a implantação do Complexo Neurossensorial também ajudará a desafogar o trabalho da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que atualmente enfrenta limitações para atender crianças autistas. “Precisamos projetar um mundo para essas crianças. O número de autistas tem aumentado significativamente no Brasil, e nós, como Estado, temos que acolhê-las da melhor forma possível. Neste projeto, professores, pais e responsáveis serão treinados para lidar com essas crianças da melhor maneira”, ressaltou.

Próximos passos e localização

O vereador mencionou que o próximo passo é apresentar o projeto ao executivo municipal. “Acredito que o Parque Belinzoni poderia receber essas crianças. O município precisa investir em um local adequado para acolhê-las”, concluiu Soares.