Segurança Viatura dos bombeiros abre espaço em área alagada de Meleiro para passagem de ambulância do Samu

Viatura dos bombeiros abre espaço em área alagada de Meleiro para passagem de ambulância do Samu

13/05/2024 - 18h37

A guarnição foi acionada para prestar apoio a equipe do Samu, por volta de 10 horas da manhã desta segunda-feira, dia 13, na localidade de Barra do Cedro, interior de Meleiro. No local as duas entradas de acesso a localidade estavam alagadas. Uma entrada com profundidade significante, e outra com meio metro de profundidade.

Diante disso, a viatura dos bombeiros foi na frente, abrindo espaço nas águas, e fazendo segurança da equipe de socorristas do SAMU, que foi prestar atendimento a um paciente acamado de 63 anos. Após atendimento, uma ambulância dos bombeiros se dirigiu para o hospital de Meleiro, e a outra guarnição foi atender uma outra ocorrência.

Alagamentos em outros municípios da AMESC

Em São João do Sul, na localidade de Barrinha, residências foram evacuadas pelos bombeiros no início da tarde desta segunda-feira, em função dos alagamentos, devido a elevação do nível de água da lagoa.

Em Sombrio, na marginal da BR-101, no bairro Furnas, a guarnição foi acionada pela Prefeitura de Sombrio para resgate de animais que estavam em área de risco de alagamento. No local foi confirmada a ocorrência. Tratava-se de animais diversos, como, aves, cães, gatos, caprinos e suínos, que estavam confinados em um galpão alagado, com nível da água aumentando. Foi realizada a retirada dos animais que ficaram aos cuidados do proprietário e da equipe da Prefeitura Municipal de Sombrio.

Também em Sombrio, no bairro Rússia, os bombeiros foram acionados para resgate de animais ilhados em campo alagado. No local foi confirmada a ocorrência. Quatro cavalos em área alagada, e com risco de aumento do nível das águas foram retirados do local, e ficaram aos cuidados do proprietário.

Já em Santa Rosa do Sul, bairro Glorinha, no Morro da Embratel, a guarnição foi acionada para atendimento de um deslizamento de terra na encosta do Morro. Chegando na área da ocorrência, confirmou se tratar de um adensamento de solo, com uma pequena movimentação de terra e algumas rachaduras na estrada, e dentro do plantio de bananas, mas sem maiores danos, e com baixo risco a residências próximas.

No local também se encontrava o Prefeito de Santa Rosa do Sul e o diretor de Defesa Civil do município. Os mesmos verificaram a área e informaram que iriam solicitar uma avaliação do pessoal da engenharia da Defesa Civil do Estado.

Em Passo de Torres idosos são resgatados pelos bombeiros

Na localidade de Arraial, interior de Passo de Torres, devido um alagamento, os bombeiros foram acionados onde os moradores ficaram ameaçados diante da cheia do Rio Mampituba. Os bombeiros resgataram dois idosos para casa de familiares.

A guarnição dos bombeiros também prestou apoio aos moradores que decidiram permanecer a organizar e levantar seus pertences. Os que ainda permaneceram nas casas foram orientados em situação de adversidade realizar o contato via 193. Já as casas com maior risco de alagamento já haviam sido evacuadas.