Geral (VÍDEO)Espetáculo à vista: deck de contemplação do Açude Belinzoni em Araranguá está prestes a ser concluído

(VÍDEO)Espetáculo à vista: deck de contemplação do Açude Belinzoni em Araranguá está prestes a ser concluído

25/01/2024 - 10h55

O município de Araranguá está prestes a receber um novo ponto de encontro e apreciação da natureza com a conclusão iminente do deck de contemplação do Açude Belinzoni. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araranguá e o SAMAE, a obra, que teve início em agosto de 2023, está prevista para ser finalizada até junho deste ano.

A empreiteira responsável pela construção já realizou diversas etapas do projeto, incluindo a construção do quiosque de alvenaria, perfuração subterrânea, implantação das fundações e a colocação do piso de madeira tratada. O deck, com aproximadamente 367 m² de área em concreto armado, abrigará uma estrutura superior de convivência com 542 m², toda construída com madeira tratada.

O projeto, concebido pela arquiteta Angélica Arcaro, tem como objetivo preservar a fauna e flora do entorno, ao mesmo tempo que cria um ambiente propício para a contemplação, lazer e conscientização ambiental. O diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa, destaca a integração da obra à urbanização da área, incluindo o Parque Belinzoni e a área ao redor da imponente chaminé do antigo Engenho Belinzoni.

As águas do açude desempenham um papel crucial no abastecimento da ETA III, que atende aproximadamente 65% da população local. O novo espaço contará com uma variedade de comodidades, como assentos, mesas, letreiros temáticos, sanitários, espaço para contemplação, praça suspensa, bicicletários, acesso à internet, sistema QR Code, entre outros atrativos.

“Estamos criando um cenário que não apenas enriquecerá a experiência dos moradores de Araranguá, mas também se tornará um ponto de destaque para visitantes. O Açude Belinzoni é um verdadeiro paraíso natural no coração de Araranguá, e este novo espaço proporcionará uma conexão única com a beleza da região”, afirma o diretor Jairo do Canto Costa.

Confira o vídeo: