Economia Wilmar Nagel: Nasceu em Ermo, formou-se em Porto Alegre e empreende em Araranguá

Wilmar Nagel: Nasceu em Ermo, formou-se em Porto Alegre e empreende em Araranguá

05/12/2023 - 08h38

Assim como a agricultura, o comércio, os prestadores de serviços, a indústria também é peça fundamental para qualquer economia saudável e perene. Locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo, as indústrias se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

Sua concepção sai da cabeça de jovens, adultos e até mesmo idosos que veem em seu funcionamento uma forma de lucrar, progredir na vida, mas também de deixar um legado para a sociedade, gerando empregos e multiplicando riquezas.

Este é o caso da INNAL (Industrial Nagel Ltda), uma empresa genuinamente araranguaense que foi projetada, criada e hoje é administrada por dois irmãos: Wilmar Nagel e Luiz Oscar Nagel, descendentes de imigrantes alemães que chegaram ao sul de Santa Catarina no século XIX.

Ambos são naturais de Ermo e estudaram em Porto Alegre. Wilmar é Engenheiro Mecânico e Luiz Economista. Wilmar se formou em 1983 e trabalhou como Engenheiro até 1997. Foi professor na UNESC (Fucri), e escolas particulares de Araranguá. Foi também presidente da Apae de Balneário Arroio do Silva de 2014 a 2019, e ontem compareceu ao estúdio da Rádio Araranguá, para contar sua história no programa 95.5 Entrevista.

A empresa iniciou suas atividades no ano 2000 e hoje emprega em média 80 colaboradores diretos. No início, a INNAL tinha um pavilhão alugado de 300 metros quadrados e hoje está no Parque Industrial com uma área construída de 5.600 metros quadrados.

A indústria atua na fabricação de equipamentos para supermercados, cozinhas industriais, padarias, e demais segmentos do setor alimentício. A sede está localizada em Araranguá, situada às margens da BR-101, importante fator para a eficácia de sua logística, atendendo com rapidez a todos os estados do país. Desde a sua fundação, a INNAL vem crescendo de forma constante, ampliando e aperfeiçoando sua linha de produtos, à medida que busca a satisfação de seus clientes.

Hoje, os filhos de Wilmar, Alan e Bruno, e o filho de Luiz, Leonardo, já trabalham na empresa e com isso, estão inserindo a segunda geração da família nos negócios.

Cada detalhe dessa entrevista com Wilmar Nagel, você confere aqui: