Geral Wolmar Giusti: um dos nomes fortes que projetaram a advocacia da região a um novo patamar

Wolmar Giusti: um dos nomes fortes que projetaram a advocacia da região a um novo patamar

28/03/2024 - 09h50

Em uma entrevista concedida à Rádio Araranguá, no programa 95.5 Entrevista, Wolmar Giusti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araranguá, abriu as portas de sua vasta experiência e dedicação à carreira jurídica. Giusti, cuja vida tem sido marcada pelo compromisso com a justiça e o serviço à comunidade, compartilhou os detalhes de sua jornada profissional.

“Com cinco anos de idade vim morar em Araranguá. Na época, minha mãe havia passando em um concurso do Bando do Brasil e a família se mudou para a cidade. Com isso, passei minha juventude na Cidade das Avenidas. Cresci na Urussanguinha, jogando bola e brincando de bolinha de gude. Porém, o que mais me marcou na infância foi o falecimento do meu pai. Esse acontecimento me marcou muito. A partir disso, meu caráter foi sendo moldado. Apesar de ter sido um trauma, serviu de motivação e força para seguir em frente”, destacou.

Graduado em Direito pela renomada Universidade Federal de Santa Catarina em 1995, Giusti iniciou sua incursão no mundo jurídico como estagiário da OAB, em 1993. Desde então, sua paixão pela advocacia só cresceu, culminando em uma carreira repleta de realizações e reconhecimento.

“Minha família sempre me incentivou muito a estudar, apesar de ser um apaixonado por bola. Fiquei durante cinco anos na capital, estudando. Foi um grande aprendizado, pude trabalhar em consultórios de advocacia, com pessoas de extrema competência. Porém, sempre acreditei muito na minha cidade. Sou um morador apaixonado por Araranguá, 50 anos interruptos”, explicou.

Aprendizado

“Um período que me recordo foi quando trabalhei em um consultório, onde o advogado era bastante humilde, um senhorzinho que já estava cansado, me aceitou e passei a exercer os trabalhos. Foi lá que aprendi a fazer de tudo. Lidei muito com os clientes e evolui muito”, acrescentou.

O destaque de Giusti na OAB de Araranguá é indiscutível, tendo ocupado o cargo de presidente da instituição em três gestões distintas: 2010/2012, 2013/2015 e atualmente na gestão 2022/2024. Além disso, sua influência se estendeu para além das fronteiras locais, atuando como conselheiro estadual da OAB em duas gestões: 2016/2018 e 2019/2021.

Um caso Marcante

“Me lembro de uma situação, onde uma família me procurou para entrar com uma ação contra o Estado, para tentar conseguir US$ 45 mil. O filho desse casal era portador de uma doença muito rara, a qual, sua expectativa de vida não passava dos 18 anos e precisa ir se tratar nos Estados Unidos. O menino já se encontrava bastante debilitado. Eu não sabia como iria ajudar, mas assumi o caso”.

Vitória da dedicação

“Quando entrei com a ação, de uma forma ‘milagrosa’, o juiz na época me deu a liminar. Porém, o caso chegou a um desembargador, que olhou para mim e disse que iria caçar a liminar. Lutei pelo cliente bem desanimado, porque não achava que daria certo. Mas deu, quando fiz o agravo para o Tribunal de Justiça, o mesmo, revigorou a liminar e mandou para Santa Catarina. Com isso, a liminar foi para o Supremo Tribunal, porque o Estado barrou novamente. Chegando ao Supremo, a liminar foi suspensa e enviada para a Câmara. Em uma semana foi julgada e concedida. Foi uma grande vitória, nós conseguimos o dinheiro e o menino foi para os Estados Unidos realizar o tratamento”, relembrou.

Como advogado militante desde o início de sua carreira, Giusti demonstrou um comprometimento contínuo com os princípios fundamentais da justiça, defendendo os direitos e interesses de seus clientes com vigor e integridade. Ele é sócio titular da renomada firma “Wolmar Giusti Advogados Associados”, reconhecida por sua excelência e profissionalismo na região.

Durante a entrevista à Rádio Araranguá, Giusti compartilhou conhecimentos valiosos sobre sua experiência no campo jurídico, destacando os desafios enfrentados ao longo do caminho e as conquistas alcançadas com perseverança e determinação. Sua história inspiradora mostra que a dedicação e o compromisso com a justiça podem fazer a diferença na comunidade e na sociedade como um todo.

Confira entrevista completa: