Política Obra da ciclovia teve licitação suspensa há 10 dias e ninguém ficou sabendo, prefeitura do Arroio vai comprar o Hotel Paulista, demolir e construir uma praça e Polícia Militar vai apresentar a agricultores o programa rede rural

Obra da ciclovia teve licitação suspensa há 10 dias e ninguém ficou sabendo, prefeitura do Arroio vai comprar o Hotel Paulista, demolir e construir uma praça e Polícia Militar vai apresentar a agricultores o programa rede rural

25/10/2025 - 07h16

Quando tudo parecia se encaminhar para o início da obra da ciclovia ligando Araranguá ao Arroio do Silva, houve retrocesso no processo de licitação. Nessa sexta-feira, 24, a expectativa era da abertura da licitação da obra, que já passou por todos os trâmites exigidos dentro do grupo gestor do governo e por todas as adequações necessárias. Era o que parecia, depois de tantas pressões dos vereadores de Araranguá e Arroio, bem como dos prefeitos Cesar e Evandro. Infelizmente não foi assim, uma vez que há 10 dias a licitação foi cancelada pela secretaria de Infraestrutura, que sequer, teve a preocupação de comunicar os envolvidos na luta.

A suspenção

Diz a publicação do governo, que a Gerência de Licitações torna público a suspenção da Licitação, no modelo Concorrência Eletrônica. Suspende-se o edital “SINE DIE”, ou seja, sem prazo para retomar, por solicitação do SIE\DPRO, Diretoria de projetos Rodoviários, haja vista que analisando e consultando a empresa Iguatemi, quanto aos apontamentos do TCE. A empresa efetuou correções no projeto e nos quantitativos, sendo assim, faz-se necessária a suspenção da licitação, para a elaboração de um novo orçamento.

Já sabia

Como detalhe, a publicação tem data de 16 de outubro e foi assinada pelo secretário de Infraestrutura Herry Comper. O secretário esteve aqui na companhia do deputado estadual Tiago Zilli ainda nesta semana, quando conversou com o prefeito Cesar Cesa em seu gabinete. Falou apenas da quarta ponte e do acesso sul, já sabia, da ciclovia, porque foi ele quem assinou, mas se calou.

Incompetência?

Na verdade, salvo melhor juízo, continuamos a ser enganados pelo governo. Até agora, só enrolaram em relação a ciclovia e a quarta ponte. Sempre falta um documento, sempre aparece um novo problema, ou no projeto ou no orçamento da obra, ou uma vírgula ou um ponto fora do lugar. Não é possível saber se é incompetência ou é algo proposital para jogar mais para perto da eleição, ou será que vamos adentrar o ano que vem, que é eleitoral e a partir de abril nada mais poderá ser contratado? Se for, a resposta terá que vir nas urnas.

Ambiental

O prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, continua enfrentando o denuncismo em sua administração. Nesta sexta-feira, 24, durante entrevista à Rádio Araranguá, disse que foi só definir a empresa que vai tocar a obra do Parque Farroupilha, e a Policia Ambiental já esteve no local. Como detalhe, nem a cerca foi arrancada ainda e nem a empresa se instalou. Mas a Polícia Ambiental já esteve no local fazendo fiscalização, usando até drones, só não foi à prefeitura, ver as licenças ambientais e a documentação da obra que está lá a disposição. Parece que a Polícia Ambiental tem mais o que fazer do que ir atrás de tantas denúncias infundadas.

Hotel Paulista

Uma das boas informações do prefeito Evandro, foi que a sede do antigo Hotel Paulista no centro da cidade pode ser comprada pela prefeitura. O prédio está abandonado bem no centro da cidade e tem sido motivo de preocupação para a população e para a prefeitura. O prefeito já encaminhou discussão com a Criciúma Construções, que já admite a venda, por algo em torno de R$ 4 milhões, dinheiro que o prefeito tem em caixa.

Uma praça

Claro que será preciso autorização legislativa para a compra, além de todas as demais providências que a burocracia exige, mas tudo já estaria encaminhado neste sentido. Uma vez efetuada a compra, Evandro pretende demolir o prédio, que está com estruturas abaladas, e construir uma nova praça, mudando completamente o visual daquele espaço.

Sem arrancada

Ainda segundo informação do prefeito, dificilmente haverá Arrancada de Caminhões no ano que vem. Houve mudança no Ministério Público Federal em Tubarão, e na próxima semana haverá uma tentativa de aproximação. Por outro lado, para dar continuidade ao EIA/RIMA, absurdamente exigido, seria necessário, realizar uma edição do evento, para mensurar o impacto ambiental que o evento causa, ou não.

Skank

Já a festa do peixe terá como atração principal Samuel Rosa, ex- banda SKANK. Na verdade, a banda é praticamente a mesma e o repertório também. Apenas o nome da banda pertencia a um empresário e os 30 anos de uso expirou e a banda não quis renovar. 

Convite

Agricultores começam a receber o convite da Polícia Militar para participar de reuniões, onde será apresentado o Programa Rede Rural de Segurança. As reuniões serão abertas e não será necessário ser da região em que ela vai acontecer. O importante para a PM é a participação para o conhecimento de como vai funcionar o projeto. Serão três reuniões em diferentes locais onde todos os agricultores interessados poderão participar. Os agricultores podem entrar em contato com a sargento Bruna através do telefone (48) 999376108. Nos encontros os agricultores vão receber fichas para a inscrição no programa Rede de Segurança no Campo.

Como será

Conforme já explanou em recente passagem pela Câmara de Vereadores de Araranguá o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Marcelo Zanette, o programa é semelhante ao Vizinho Solidário. Com a diferença de que se trata de propriedades rurais, mas visa aproximar o agricultor da PM com respostas mais rápidas a ocorrências, até mesmo que esteja em andamento.