Política Deputado Rodrigo Minotto faz balanço do mandato e projeta fortalecimento do PDT em Santa Catarina

Deputado Rodrigo Minotto faz balanço do mandato e projeta fortalecimento do PDT em Santa Catarina

03/11/2025 - 09h52

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT) fez uma avaliação das ações realizadas ao longo de 2025 e falou sobre os próximos passos do partido em Santa Catarina.

Segundo o parlamentar, o ano foi marcado por grandes avanços e resultados expressivos, especialmente para os municípios do Sul do Estado. “Faço uma avaliação muito positiva, tendo em vista o que fizemos neste ano. Lutamos não só dentro da Assembleia Legislativa (Alesc), mas também junto aos municípios, de forma externa. Atuei muito na região Sul, aprimorando o diálogo com os gestores municipais e trazendo melhorias pontuais. Nesse exercício de terceiro mandato, foram mais de R$ 100 milhões em emendas destinadas à região”, destacou Minotto.

O deputado também ressaltou o papel do mandato em promover a integração entre os municípios catarinenses e o governo federal, buscando oportunidades de desenvolvimento regional. “Mais do que trazer emendas, buscamos abrir caminhos para avanços significativos e fortalecer a aproximação dos municípios com Brasília”, disse.

Entre as conquistas recentes, Minotto destacou a sanção da Lei 19.471, que institui o programa Time da Defesa, voltado à implementação de aulas de autodefesa feminina nas escolas públicas estaduais. “O objetivo é oferecer orientações às alunas sobre prevenção às drogas e combate à violência contra a mulher”, explicou o parlamentar.

O deputado também comemorou os resultados do projeto Assembleia Itinerante, que percorreu diversas regiões do Estado ouvindo as demandas locais. “O projeto cumpriu seu papel de aproximar a Alesc das comunidades. A participação da população foi muito positiva e, no próximo ano, Araranguá será contemplada pela iniciativa”, revelou.

Cenário político e eleições de 2026

Minotto também comentou sobre o cenário político estadual e o futuro do PDT. Segundo ele, o partido busca ampliar sua representatividade na Assembleia Legislativa, onde atualmente conta apenas com o seu mandato.

“O PDT sempre defendeu o fortalecimento trabalhista no Brasil. Somos um partido de centro-esquerda que dialoga com todos os lados. Nosso foco hoje é firmar parcerias com partidos de centro e fortalecer o partido no Estado. A meta é conquistar duas ou três cadeiras na Alesc”, afirmou.

O deputado ainda mencionou nomes que estão sendo avaliados pelo PDT para disputar uma cadeira no Senado nas próximas eleições. “Temos alguns nomes, como o empresário Júlio Ampcoli de Camboriú, Marcelo Sodré, que foi vice-prefeito de Itajaí e o ex-deputado Federal, Fernando Coruja de Lages. Estamos avaliando e buscando um consenso. Com respeito ao governo do Estado, nosso objetivo até o momento é buscar uma aliança com o PSD, tendo João Rodrigues como candidato ao governo e Júlio Garcia a deputado Federal. Porém, caso isso não se concretize, voltaremos a discutir os rumos do partido”, concluiu.