Segurança Santa Catarina passa a integrar oficialmente o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Santa Catarina passa a integrar oficialmente o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

14/06/2026 - 11h03

Durante a 9ª Reunião das Autoridades Centrais da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, o delegado Abel Mantovani Bovi, titular da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de Santa Catarina e Autoridade Central Estadual, representou o estado ao lado das demais autoridades centrais dos entes federativos brasileiros.

Na ocasião, foi anunciado que Santa Catarina passaria a publicar seus registros no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), plataforma federal coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em conformidade com a Lei Federal nº 13.812/2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

Segundo o delegado Abel Mantovani Bovi, a medida representa um avanço significativo para a segurança pública e para o atendimento das famílias que aguardam notícias de seus entes desaparecidos.

A integração foi possível após a conclusão dos ajustes técnicos necessários para a interoperabilidade entre o Sistema Integrado de Segurança Pública de Santa Catarina (SISP) e o sistema nacional mantido pela Senasp, permitindo maior compartilhamento de informações e ampliando a eficiência das ações de busca, localização e identificação de pessoas desaparecidas em todo o território nacional.

A 9ª Reunião das Autoridades Centrais da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas foi realizada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, e aconteceu entre os dias 10 a 12 de junho.