Geral Ação rápida e eficiente: abertura de canal na foz do rio evita maiores prejuízos às famílias de Araranguá

Ação rápida e eficiente: abertura de canal na foz do rio evita maiores prejuízos às famílias de Araranguá

10/10/2023 - 10h28

Araranguá segue em alerta. No final de semana a cidade foi atingida pelas fortes chuvas, que devem retornar nos próximos dias. Porém, poderia ter sido muito pior, se não fosse a abertura de um canal na foz do Rio Araranguá, o que possibilitou ampliar muito a vazão de água e evitou que mais moradores fossem atingidos diretamente. Em entrevista à Rádio Araranguá, o prefeito Cesar Cesa afirmou que a definição pela abertura antecipada foi possível graças aos serviços de meteorologia, e defendeu a fixação da barra do Rio Araranguá.

“A gente ouvia as informações do Coutinho e de outros, dizendo que vinha uma cheia muito forte. E não adianta ficar esperando. Fomos lá e abrimos o canal e foi de extrema importância, porque com toda a chuva que veio, praticamente não enchente. Tiramos 21 famílias e ainda assim, não foi nem quase pelo rio, mas pela parte de trás, que veio descendo de Maracajá, de Forquilhinha, enfim. Não foi a cheia do rio. Quem acompanhou viu a vazante da água que sai. É uma coisa absurda. Aquilo tudo represado aqui, como ficaria Ermo, Turvo, Maracajá, Forquilhinha?”, perguntou César.

O projeto de abertura e fixação da barra tem um orçamento atualizado em R$ 127 milhões, então para a sua realização seria necessário aporte de recursos. O prefeito defendeu que Araranguá merece este investimento, pelo seu tamanho e importância, mas também disse que a obra iria beneficiar toda a região e muitos municípios da região carbonífera. “A questão da barra. Você pega todo o Vale do Araranguá e uma parte da região de Criciúma, porque você pega o Rio Mãe Luzia, ele transborda aqui. E se essa barra for fixada, com certeza nós vamos eliminar essa questão das cheias nas duas regiões”, falou, ao informar que irá a Brasília para tratar do tema.

Confira entrevista completa: