Política Administração de Araranguá oferece 4% de aumento, mas servidores querem 10%

Administração de Araranguá oferece 4% de aumento, mas servidores querem 10%

14/04/2023 - 10h59

A proposta de acordo coletivo dos servidores públicos municipais de Araranguá foi rejeitada em assembleia. Os servidores não aceitaram a proposta de 4% de aumento oferecida pela administração municipal. O sindicato continua a espera por um índice de aumento bem maior, para que o acordo coletivo possa ser fechado. Além da questão do percentual geral de aumento, ainda existe, questões a serem resolvidas nas mais diversas categorias dos servidores públicos.

Argumento

O procurador geral do município Dr. Daniel Menezes, argumenta que os servidores receberam, em dois anos da atual administração, algo em torno de 13% de aumento em dois acordos coletivos de trabalho. O vale alimentação de R$ 400, deve fazer com que algumas categorias, alcancem algo em torno de R$ 500 a R$ 600 de aumento, mesmo com os 4% oferecidos. As discussões vão continuar, mas o sindicado trabalha com um índice de aumento de 10%, já com a reposição de perdas e aumento real de salário.

Discussões

No SAMAE a reclamação de baixo salário, é em relação ao salário dos operadores e ETAS, que cuidam da qualidade da água servida à população. Na Educação, a discussão está relacionada ao pagamento do piso. O sindicato entende que está vigente o piso nacional, e a administração municipal encontra divergências, devido a algumas decisões judiciais.

Contra a Dengue

Municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência, já solicitaram R$ 6 milhões ao governo do Estado, para o combate à dengue. O governo colocou à disposição R$ 10 milhões. Até o momento, Joinville, Florianópolis, Coronel Freitas, Saudades, Palhoça e São José pediram à secretaria da Saúde o apoio financeiro.

Destinação

Os municípios terão que utilizar a verba observando as regras da portaria da secretaria estadual da Saúde. No caso os prefeitos podem usar na assistência dos casos de dengue, com ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde, além da ampliação das equipes de saúde nos serviços de emergência.

Segurança

O ministro da justiça, Flavio Dino, esteve ontem em Florianópolis, onde foi recebido pela vice-governadora, Marilisa Boehm. Na mala, o ministro trouxe do governo federal para Santa Catarina, 26 viaturas do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2), nove drones, 27.750 munições e 55 pistolas 9 mm. Marilisa agradeceu ao ministro e disse que os equipamentos serão repassados ao setor de segurança pública do Estado.

Participação

O deputado Mário Motta (PSD) anunciou ontem o lançamento do edital “Emenda Participativa”. A intenção do deputado é abrir ao povo o processo de escolha das emendas dos deputados no orçamento estadual. Mário Motta, pretende selecionar projetos que sejam apresentados pela sociedade e que possam ser financiados pela vera pública.

Inscrições

As inscrições para o edital já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de agosto, por meio do site www.deputadomariomotta.com.br/emendas, com os resultados sendo divulgados em 2 de outubro.  Podem participar do certame órgãos e instituições públicas estaduais, municípios e instituições sem fins lucrativos.

Proposta

O presidente da Aprasc Nilton César Facenda disse ontem aqui no programa que os policiais da reserva só deverão aceitar o trabalho citado pelo governador do estado se o salário chegar aos R$ 4 mil. Segundo ele, nas conversas que presenciou na Assembleia Legislativa, antes mesmo da chegada de uma proposta do governo do estado, a casa, é o salário que está sendo apontado.

Conflito

Já o vice-presidente da Aprasc, Clailton Oliveira, ressalta que, caso seja este mesmo o salário, outro problema vai acontecer. Os policiais da reserva, que hoje já prestam serviço para o próprio governo e para a assembleia, e que ganham bem menos, certamente vão querer equiparação. O ex-vereador de Araranguá e um dos assessores Jurídico da Aprasc, está convencido de que o conflito existirá.

Desabafo

Durante a entrevista, Clailton Oliveira desabafou em relação ao que aconteceu na última sessão do Arroio do Silva, quando o grupo de vereadores de situação discutiam sobre uma reunião que aconteceu sobre a segurança nas escolas, para a qual nenhum outro vereador foi convidado. “Eu sou vereador e sou da segurança pública, mas no Arroio a política está sempre acima dos interesses da população”. Cabo Loro lamentou a situação, afirmando: “O Arroio tem o privilégio de ter um vereador que é vice-presidente da Aprasc e não o convida para uma reunião em que este assunto só porque é um vereador de oposição? Absurdo”, lamentou.

Crescimento

O Balneário Arroio do Silva apresenta crescimento populacional, segundo dados preliminares apresentados à administração municipal ontem. O censo 2022, que está sendo apurado pelo IBGE, tem resultado em várias reclamações de prefeitos em relação aos baixos índices de população verificado. Ao que parece não é o caso do Arroio do Silva que, pelos dados preliminares, já aponta para 15.628 moradores, sendo 51% mulheres e 49% homens. Pelos dados preliminares apresentados, o Arroio estaria entre as 10 cidades que mais cresceram em número de habitantes em Santa Catarina. O IBGE deverá fechar o Censo no mês de agosto.

Estrutura

Mas o aumento da população também representa novas necessidades. O Arroio passou de um município que necessitava apenas de estrutura para a temporada de verão, para uma cidade, cada vez mais, com moradores fixos. Assim, é preciso melhorar, e muito, os serviços oferecidos a estes cidadãos. Recolhimento de lixo, limpeza de ruas e meios fios, precisam ser mais frequentes. Mais máquinas e equipamento precisam ser comprados e a equipe da secretaria de Obras, também precisa de mais pessoal, para dar conta dos serviços, que cada vez mais os cidadãos, que residem no Arroio, estão exigindo.

Visita

Por falar em serviço, o prefeito Evandro Scaini recebeu na tarde de ontem em seu gabinete o superintendente regional Sul do Deinfra, Ademir Honorato. Na pauta a necessidade de manutenção na SC-447, que liga o Arroio a Araranguá. Durante o encontro, Ademir disse que está à disposição para atender os municípios do Sul e que quer estar mais próximo dos municípios. Poderia começar por uma operação tapa buracos em toda a SC-447, incluindo a parte da Jorge Lacerda e a melhoria do asfalto na ponte do sangradouro. Pode ser que mude, porque até agora o descaso com a rodovia é total.