Geral Rafael Vicente Roglio de Oliveira: uma trajetória de dedicação e comprometimento com a justiça

Rafael Vicente Roglio de Oliveira: uma trajetória de dedicação e comprometimento com a justiça

30/04/2024 - 08h54

O convidado da Rádio Araranguá, no programa 95.5 Entrevistas dessa segunda-feira, 29, foi o dr. Rafael Vicente Roglio de Oliveira, um renomado advogado natural de Florianópolis, nascido em 13 de dezembro de 1977.

A trajetória profissional do dr. Rafael é marcada por um compromisso com a justiça e uma busca contínua pela excelência na advocacia. Graduado em direito pela Unisul, ele iniciou sua carreira estagiando no Departamento Jurídico do Grupo Menegalli, em Araranguá, onde teve a orientação de experientes profissionais como o dr. André Teobaldo Borba Alves, o dr. José Vlademir Meister e o dr. Laércio Machado Júnior.

A história de Rafael com a Cidade das Avenidas começa quando ele ainda era criança, com a vinda da família para ficar definitivamente no município. A mudança ocorreu quando o pai foi transferido para realizar um trabalho.

“Após esse trabalho em Araranguá, foi praticamente impossível voltar e resolvemos residir na cidade. Com isso, minha família ficou na Cidade das Avenidas. São 42 anos de história nessa terra. Me lembro muito bem, que nossa maior diversão era andar de bicicleta. Desde cedo já andava com os atuais advogados da região. Meus pais sempre foram um exemplo de honestidade, devoção e compromisso. Sempre estiveram envolvidos com ações comunitárias”, destacou.

Após sua passagem pelo Grupo Menegalli, o Dr. Rafael continuou a aprimorar suas habilidades como estagiário no escritório do dr. Wolmar Giusti. Sua dedicação e competência o levaram a se tornar sócio desse escritório, posição que ocupou por uma década.

“Na época tinha 18 anos. Foi uma grande mudança quando entrei no grupo. Foi uma experiência muito grande. Quando aceitei o convite com o Dr. Wolmar Giusti foi minha grande virada de chave. Sem dúvidas fui formado advogado pelas lutas e desafios”, ressaltou.

Sua jornada profissional também incluiu períodos como advogado associado no escritório do Dr. Dick Robert Daniel e como Procurador Jurídico do Município de Araranguá. Além disso, ele prestou serviços como Assessor Jurídico do Samae, demonstrando sua versatilidade e capacidade de adaptação em diferentes contextos jurídicos.

“Na vida pública eu tive a oportunidade de conviver com advogados mais acostumados na época. Confesso que era um advogado mais acelerado. Com isso, foi um período que me incomodou um pouco, por isso fiquei pouco tempo. Mas sem dúvidas foi um período muito importante. Aprendi muita coisa, foi uma época de bastante aprendizado”, explicou.

Atualmente, o dr. Rafael é sócio do escritório de advocacia Oliveria & Knabben Advogados, onde trabalha ao lado do dr. Thiago Orlando Aguiar Knabben. Sua atuação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também é notável, tendo exercido cargos como Coordenador da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CASC), para o Extremo Sul Catarinense e tesoureiro da Subseção de Araranguá.

“O Thiago é uma pessoa muito especial para mim. Ele foi meu estagiário, até que quando resolvi trabalhar para mim mesmo, convidei ele. Atualmente as coisas mudaram muito. Quando fui convidado para participar da CAASC, foi uma grande surpresa. Sempre tive todos os mecanismos necessários para atuar com excelência. É uma com grande alegria que exercemos a função de coordenador”, enfatizou.

Como Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina da subseção de Araranguá, o dr. Rafael continua a dedicar seu tempo e habilidades para promover o bem-estar e a representatividade da comunidade jurídica.