
Amesc reduz número de homicídios em 2022 e tentativas caem quase pela metade
Com o objetivo de diminuir a criminalidade o 19° Batalhão da Polícia Militar de Araranguá, realizou diversas ações ao longo do ano de 2022 na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O comandante Tenente-Coronel Marcelo Bertoncini Zanette, esteve no programa Estúdio 95 da Rádio Araranguá e destacou o trabalho e as melhorias realizadas na prestação do serviço de segurança. “Este ano implantamos o rádio digital, estamos em processo de adaptação. Mas é um grande ganho, pois impede que criminosos entrem na nossa frequência. Precisamos de efetivo, no próximo ano deve ocorrer um novo concurso, como os lugares mais críticos do estado receberam um maior número de pessoal do último concurso, esperamos que que no próximo sejamos comtemplados. Estamos buscando apoio dos políticos da região da Amesc e Amrec, temos que unir esforços para conseguirmos um maior efetivo. Para se ter ideia no último concurso se formaram 500, e nós recebemos apenas 25 novos policiais”, destaca.
Sobre as ocorrências, o comandante conta que os números estão parecidos com o ano do ano passado. “Ocorrências como um todo na Amesc são mais de 20 mil em 2021, em 2022 até o dia 25 de dezembro são aproximadamente 18.900. Reduzimos os homicídios, e temos uma grande resolutividade por parte da Polícia Civil, estamos sempre trocando informações e trabalhando em conjunto. Tentativas de homicídios foram reduzidas quase metade. Os furtos e roubos tem se mantido em patamares na mesma média, o que consideramos bom, por que ano passado ainda tínhamos resquícios da pandemia de Covid-19, e as pessoas estavam mais em casa. Prisões e termos circunstanciados foram mais de três mil até o momento. Com esses números mostramos que nós trabalhamos e trabalhamos muito, e dentro do possível estamos melhorando a questão da segurança. Agradeço a todos os policias militares, desde o soldado mais moderno ao oficial mais antigo pelo trabalho realizado”, finaliza.
Durante a entrevista o comandante também citou a importância da união de esforços de todos os atores de segurança com apoio da população e também das administrações públicas de todos os municípios da Amesc.
Confira entrevista na íntegra.