Segurança Araranguá lança campanha para evitar a violência no trânsito

Araranguá lança campanha para evitar a violência no trânsito

15/05/2023 - 14h18

Foi dada a largada ao Maio Amarelo, movimento que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em Araranguá, a ação segue firme. O Departamento de Trânsito vem promovendo, através de suas redes sociais, a divulgação do material informativo, dentre outras atividades.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o diretor do Demutran, Sandro Xavier, falou sobre a ação.

“Nesse mês estamos realizando a divulgação da campanha de forma digital. Além disso, elaboramos faixas educativas localizadas em pontos estratégicos para chamar a atenção aos motoristas. Identificamos em algumas situações, os principais causadores de acidente no trânsito como: manusear o celular enquanto dirige, não utilizar o cinto de segurança e não praticar a direção defensiva principalmente em cruzamentos. Agregado a esses movimentos, também está sendo promovida a tradicional blitz educativa, ação realizada em parceria com a Polícia Militar e Civil, a Ciretran, em pontos estratégicos com entrega de material informativo sobre a campanha”, ressaltou Xavier.

Campanha e riscos

“Nessa campanha, o folder diz: eu escolho não beber, se for dirigir, eu escolho não manusear o celular, enquanto eu estiver dirigindo, eu escolho colocar o cinto de segurança. As pessoas não se dão conta, mas uma pessoa que está no banco de trás, sem o cinto de segurança, com o veículo realizando uma parada brusca, essa pessoa pode ser arremessada no para-brisa. São várias questões levantadas nessa campanha. Esse tema é elaborado pelo Sistema Nacional de Trânsito. Demorou um pouco nosso material educativo, mas provavelmente nesta semana, estaremos marcando com os outros órgãos e estabelecendo as atividades externas”, explicou o diretor.