Geral Atraso: em Santa Catarina é proibido usar telefones celulares em sala de aula

Atraso: em Santa Catarina é proibido usar telefones celulares em sala de aula

25/01/2023 - 14h31

“Fica proibido o uso de telefone celular nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Estado de Santa Catarina”. Este é o primeiro artigo, de dois, da Lei 14.363, de 25 de janeiro de 2008, promulgada pelo então Governador Luiz Henrique da Silveira e que ainda vigora no Estado de Santa Catarina.

Esta proibição, aliada à falta de metodologia e estrutura de muitas escolas catarinenses, demonstra um cenário bastante preocupante da nossa educação e que não é exclusividade apenas desta unidade da federação.

Ao longo dos últimos anos nossa vida melhorou muito, em grande medida justamente pela evolução constante a que tudo a nossa volta está submetido. Nossa alimentação, formas de lazer, maneiras de trabalho, tudo mudou… tudo evoluiu. Os equipamentos que utilizamos para as atividades mais cotidianas, desde aquecer o almoço até realizar trabalhos escolares ou profissionais, estes igualmente evoluíram em ritmo galopante.

A sociedade se modernizou. E se moderniza. Mas a sala de aula não.

Continuamos com o mesmo espaço de mesas e cadeiras, alinhadas e dispostas em fileiras, onde é proibido falar, levantar, caminhar sem autorização. Onde, igualmente, é proibido acessar o mundo exterior pelas mesmas tecnologias que, quando estamos neste mundo exterior, nos mantém conectados em um universo completamente digital, ágil e moderno.

A sala de aula do século XXI, que é a mesma do século XV, cria em si um ambiente que não encontra par no mundo real, somente ali, onde para entrar nela, o aluno e seu professor devem passar por um portal no tempo e no espaço, regredindo séculos nas brumas do passado e acessando um mundo ainda desconhecido pelos seres humanos da nossa época – a não ser na própria escola.

E aí, neste ambiente empoeirado de saudosismo, é logicamente proibido utilizar o telefone celular, este artefato do futuro incompatível com o atraso daquele espaço arcaico que mais parece um presídio de memórias amarguradas de um tempo que não existe mais, somente ali.

E o Estado de Santa Catarina, a Suíça brasileira, ainda sustenta uma legislação que proíbe a utilização de telefones celulares em sala de aula, reforçando o fetiche estatal de manter o atraso nas escolas.

A revisão desta legislação é medida urgente para que possamos respirar aliviados, sabedores de que podemos sim utilizar tecnologia naquele espaço, embora ainda não saibamos direito para que elas servem lá.

Mas isto é outro papo!  

Post scriptum: esta é apenas a minha opinião! Para concordar, discordar, sugerir ou interagir, envie mensagem para juniorfreitas.phd@gmail.com.