
Balneário Arroio do Silva também foi contemplado com vagas de residência multiprofissional
Recentemente a secretária de Saúde, Daiane Biff, divulgou que os municípios de Araranguá e Balneário Arroio do Silva, foram contemplados com vagas de residência multiprofissional. De acordo com a secretária, serão nove vagas, sendo cinco para Araranguá e quatro para o Arroio do Silva.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, o secretário de Saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogerio Ferreira, falou sobre as vagas de residência multiprofissional que o município receberá. “Nessa terça-feira as duas cidades foram contempladas, a felicidade é imensa. Essa foi uma vitória muito importante. Em breve será aberto o edital de concurso. O Arroio será contemplado neste primeiro momento com duas vagas de enfermagem, uma de odontologia e uma de assistente social”.
Rogério explica a importância dessa contemplação para o município. “O profissional em geral da saúde, hoje em dia, já está procurando se especializar. Já o profissional da área médica, é praticamente uma regra, ele sair da graduação e procurar uma residência, ou um curso de especialização nesse nicho. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vem apostando, já faz algum tempo, nessa questão da residência multiprofissional. Sabemos que é muito importante, visto que ninguém faz nada sozinho. Não dependemos só da categoria médica, mas de outras também, como enfermagem e odontologia”.
O secretário ressalta que pagará o salário desses profissionais. “Será uma bolsa da universidade federal, quem vai pagar esse profissional será o governo. O profissional trabalhará como qualquer outro profissional do município. Existe todo um processo metodológico, ele irá atender as pessoas e estará estudando. Vamos lançar um edital juntos, Arroio e Araranguá, as vagas serão para os municípios. Tentamos adequar de acordo com as necessidades de cada cidade. Os números de atendimentos médicos são absurdos. Precisamos de profissionais em todas as áreas”.
Entenda
A Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a profissionais da saúde tais como biólogos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Funciona em instituições de pesquisa e saúde como hospitais, universidades e institutos de pesquisa. Os residentes realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de especialistas. Os princípios e diretrizes do SUS orientam que as Residências atendam às necessidades e realidades locais e regionais.