Carnaval no Morro dos Conventos encerra programação com Luau; Sandro Ramos destaca evento familiar e saldo positivo da temporada
Mesmo com a segunda-feira de Carnaval e previsão de chuva, a programação em Araranguá segue movimentando moradores e turistas. Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o chefe de gabinete da Prefeitura, Sandro Ramos, confirmou a realização do Luau Carnaval no Morro dos Conventos, fechando a agenda festiva com música, estrutura reforçada e foco no público familiar.

“Seguimos a nossa programação que já iniciou no sábado com o Carna Rock, foi muito bem recebido pelo público. Também tivemos o Carnaval Infantil, que a criançada brincou bastante, e toda a estrutura foi montada para esses três dias”, afirmou.
Segundo ele, o encerramento será com chave de ouro. “Viemos agora para fechar com chave de ouro com o Luau Carnaval, que é a mesma pegadinha do nosso tradicional Luau aqui no Morro dos Conventos, com uma programação de carnaval para que o pessoal possa encerrar muito bem”.
A partir das 20h, o evento contará com DJ Belada e banda Scorpions, mantendo o formato já conhecido do público. “Aquele clima muito familiar, muito gostoso, que a gente sempre dá nos nossos eventos. Pode trazer seu coolerzinho, sua cadeirinha, sentar aqui. Teremos toda aquela estrutura do nosso Luau, com frutas, fogueira, tudo pronto”.
Estrutura reforçada por causa da chuva
Com a previsão de instabilidade no tempo, a organização ampliou a cobertura do espaço. “Montamos mais uma estrutura piramidal para que o pessoal possa ficar devidamente resguardado e possa brincar o carnaval mesmo com chuva”.
Sandro também ressaltou que o evento segue campanhas de conscientização, especialmente no combate ao assédio. “Estamos com parceria junto com o Ministério Público, que nos pediu para fazer essa campanha do ‘não é não’, para que tenhamos respeito às mulheres. Quando a mulher diz não, temos que respeitar. O ‘não é não’, a própria campanha já diz”.
Ele destacou que a proposta é oferecer um ambiente seguro e respeitoso. “Tudo feito, pensado com muito carinho para que a população de Araranguá possa brincar o carnaval com muito respeito”.
Evento familiar e sem confusão
O formato do Luau Carnaval, realizado na rua, permite que as famílias participem com mais conforto. “É impressionante como a população de Araranguá e o turista abraçaram. É um evento familiar, respeitoso, que não tem confusão e que todo mundo pode brincar”.
Segundo Sandro, a experiência já havia sido testada anteriormente e ganhou força nesta temporada. “Desde o primeiro experimento, a gente vem conversando para não chocar datas com outros balneários, e ambos têm feito festas muito bonitas”.
Verão com grande visibilidade e turismo em alta
Além do Carnaval, o chefe de gabinete avaliou como extremamente positivo o saldo da temporada de verão. “Saldo muito positivo. Acho que Araranguá nunca teve tanta visibilidade, principalmente aquela visibilidade orgânica”.
Ele destacou a presença de influenciadores e turistas divulgando espontaneamente o município nas redes sociais. “Nunca tivemos tantos influencers divulgando a nossa cidade de forma orgânica. Isso para nós é muito importante”.
A programação incluiu eventos como Réveillon, campeonatos esportivos, atividades de praia e atrações privadas que ajudaram a fortalecer o turismo local. “Nunca recebemos tanto turismo nos últimos anos como temos recebido esse ano”.
Planejamento antecipado para 2027
Mesmo com o encerramento da temporada, o planejamento para o próximo verão já começou. “Esse verão está terminando, mas já estamos pensando na próxima temporada. Já tive reunião essa semana, inclusive. O Réveillon será diferenciado, o Sesc vai estar junto conosco”.
Para Sandro, a organização antecipada garante qualidade e excelência. “Quando tem trabalho com antecedência, você pode prever as dificuldades muito mais rápido e tudo acontece com mais maestria. É o que a gente quer: dar excelência e qualidade no nosso verão”.
O Luau Carnaval acontece a partir das 20h, no Morro dos Conventos, com entrada gratuita e estrutura preparada para receber famílias, turistas e moradores. “Pode trazer crianças também. Nossos eventos aqui, graças a Deus, são muito familiares”.







