Segurança Centro de Araranguá segue com área isolada à espera de engenheiro para liberar caminhão, após vazamento de gás

Centro de Araranguá segue com área isolada à espera de engenheiro para liberar caminhão, após vazamento de gás

28/07/2026 - 10h54

Um vazamento de gás registrado na manhã desta terça-feira, dia 28, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar na Rua Caetano Lummertz, em frente à agência do INSS, no Centro de Araranguá. A ocorrência aconteceu durante o abastecimento de gás em um edifício residencial e exigiu o isolamento de parte da via por medida de segurança.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição comandada pelo sargento Ronda foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e, ao chegar ao local, fez contato com o motorista do caminhão, Márcio Fabiano dos Santos, que informou que o veículo apresentava um vazamento de gás.

Diante da situação, a área foi imediatamente isolada até a chegada da equipe Alfa do Corpo de Bombeiros, sob comando do sargento Márcio, que assumiu a ocorrência e realizou os procedimentos necessários. Segundo o motorista, um engenheiro da empresa, que se deslocava de Canoas (RS), foi acionado para avaliar o equipamento e autorizar a retirada do caminhão do local.

Vazamento ocorreu durante abastecimento

Em entrevista ao jornalista Jairo Silva, Márcio Fabiano explicou que o problema aconteceu durante o abastecimento do condomínio. “Estava abastecendo o condomínio e deu um vazamento. Acionei a tecla de emergência, bloqueei a rua, sinalizei a área e chamamos os bombeiros. Estamos aguardando o engenheiro da empresa para medir a pressão do gás e liberar o caminhão para retornar à base”.

O motorista informou que atende Araranguá há 12 anos e trabalha na empresa há 28 anos, afirmando que nunca havia enfrentado uma situação semelhante. “Em 28 anos de empresa, graças a Deus, nunca aconteceu. Essa foi a primeira vez”.

Segundo ele, apesar do vazamento, a situação permaneceu sob controle. “O gás fica concentrado no chão, mas está tudo dominado. Os bombeiros já foram embora porque não há mais perigo. Agora precisamos aguardar o engenheiro para fazer a medição e autorizar a partida do caminhão”.

Curiosos dificultaram isolamento

Márcio também chamou a atenção para a dificuldade enfrentada pelas equipes em manter o isolamento da área. “O que chamou atenção foram os curiosos. A gente isolou uma quadra para evitar qualquer risco, mas muitas pessoas queriam passar e não obedeciam. Depois que os bombeiros chegaram, começaram a respeitar o bloqueio”.

Ele elogiou a atuação rápida das forças de segurança. “O trabalho dos bombeiros e da Polícia Militar foi muito rápido. Graças a Deus foi tudo tranquilo”.

Moradores acompanharam a ocorrência

Morador do edifício onde ocorria o abastecimento, o procurador do Samae de Araranguá, Jean Carlos Soares de Souza, relatou o momento de apreensão vivido pelos moradores.

“A gente acordou meio apreensivo. Situações como essa exigem muito cuidado, mas graças a Deus o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a equipe da empresa agiram rapidamente e com toda a segurança. Agora são apenas os procedimentos normais para a liberação”.

Área permaneceu isolada

Durante boa parte da manhã, a Rua Caetano Lummertz permaneceu parcialmente interditada. O bloqueio atingiu praticamente um quarteirão, permitindo apenas o acesso controlado em parte da via.

As autoridades orientaram motoristas e pedestres a evitarem a região até a conclusão dos trabalhos técnicos e a chegada do engenheiro responsável, que faria a inspeção final no caminhão antes da liberação da ocorrência.