Segurança Chegada dos turistas: Polícia Militar reforça segurança nas praias do Extremo Sul Catarinense

Chegada dos turistas: Polícia Militar reforça segurança nas praias do Extremo Sul Catarinense

28/12/2023 - 09h22

Com a chegada do verão, os balneários recebem um aumento no número populacional significativo. Com isso, a Polícia Militar intensifica seus trabalhos de policiamento, para operar durante esses dias. No Extremo Sul Catarinense, não é diferente, de acordo com o Tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette, Comandante do 19º BPM, as praias da região recebem uma sobre carga, vinda até mesmo de outros estados.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Gregório Silveira, o Comandante falou sobre o reforço no policiamento nas principais praias da região. “Teremos reforços em todos os balneários da nossa região. Os maiores focos de concentração serão em Balneário Arroio do Silva e Gaivota, que são as mais expansivas praias. Também teremos reforço em Passo de Torres e um policiamento especifico no Morro dos Conventos e Balneário Ilhas. Os policiais, alguns virão de Criciúma, outros do próprio Batalhão de Araranguá e efetivos do interior. Vamos trabalhar com um sistema de revezamento, onde vem um grupo, saí e vem outro. Isso faz com que nosso efetivo aumente”, destacou Zanette.

Ações planejadas

Zanette ressalta que os trabalhos serão reforçados durante esse período. Com o aumento no número de efetivo, rodas e fiscalizações devem acontecer de forma mais recorrente. “Segue nossas ações normais, fora a parte, se tiver alguma missão específica. Vamos trabalhar com rondas em locais com aglomerado de pessoas. Além disso, estaremos em alerta para as denúncias”.

Crime mais recorrente durante o período

Com o grande fluxo de pessoas, o comandante alerta para o alto número de furtos, que acontecem nessa época do ano. “O furto ainda lidera a lista de crimes mais recorrentes, principalmente nesses dias. Orientamos as pessoas a tomarem cuidado com o furto de mãos leves, que é o mais registrado. O cidadão deve estar sempre atento, de olho nos objetos pessoas, celulares e carteiras. O alerta nunca é demais. O cuidado com os veículos também é de extrema importância”.

Parcerias

Zanette destaca a importância do trabalho em conjunto com outras forças de segurança para a captura de foragidos e a desarticulação de facções criminosas na fronteira. “Nossa parceria com as forças de segurança é muito forte. Estamos sempre em ligação com a Polícia Civil e as polícias da fronteira, divisa com o Rio Grande do Sul. Esse trabalho é muito importante, porque através do nosso relacionamento e troca de informações, obtivemos êxito na captura de criminosos que saem de seus respectivos estados e migram para outro”, finaliza.