
Clube do Aluno: em Araranguá, mais de 80% dos alunos já utilizaram a plataforma nesse ano
A secretaria de Educação de Araranguá segue avançando no desenvolvimento do ensino nas escolas. Com o Clube do Aluno, estudantes da rede municipal estão recebendo o suporte necessário para compreender as matérias didáticas. A plataforma oferece um atendimento 24 horas por dia, a alunos que de alguma maneira encontraram dificuldades na sala de aula, na hora de perguntar ao professor se omitiram por vergonha. Com isso, mais de 80% dos alunos da rede municipal de Araranguá, já utilizaram a ferramenta nesse ano.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, o especialista em tecnologia na Educação, André Vasconcelos e a Coordenadora do Departamento do Ensino fundamental, Miriam Simoni, falaram sobre o clube. “A ideia do clube é quebrar a barreira da vergonha, onde o aluno se sente acanhado de perguntar ao professor dentro da sala de aula, por medo de ouvir zoação por parte dos demais alunos. Quando essa criança chega em casa, as vezes o pai e a mãe não têm tempo para ensinar. A pergunta é, quem vai ensinar esse aluno?”, indagou André.
O especialista ressalta como o clube deve funcionar. “O clube veio justamente para colocar dentro da casa desse aluno, um professor de forma remota, online, mas que fique focado nesse aluno na hora de fazer uma atividade. Quando existe alguma dúvida, esse estudante poderá acionar o professor para tirá-las. Como o atendimento é humano, será muito melhor dar o conhecimento. Em nossa base, são mais de 13 mil professores aprovados. Com isso, sempre haverá um professor disponível para atender o aluno, seja qual dia for”.
Para a coordenadora do Departamento do Ensino fundamental, Miriam Simoni, a ferramenta será um apoio pedagógico aos alunos. “O que sempre passamos para os pais, nas reuniões de pais, é que o clube aluno é um apoio pedagógico em casa, onde muitos pais pagam para seus filhos obterem esse acesso e nós estamos oferecendo de forma gratuita, 24 horas por dia”.
Miriam explica que o número de acessos ao clube vem crescendo consideravelmente. “O número tem aumentado bastante. Hoje, nós temos uma assessoria do próprio clube. Estamos entrando no segundo ano com a plataforma. Nossa assessoria tem ido nas escolas falar sobre o clube, e isso tem elevado ainda mais os acessos”.
André relata que uma média de 80% dos alunos já utilizou a plataforma. “Existe alunos que usam diariamente, outros algumas vezes, mas sempre usam. As famílias precisam ter a consciência de incentivar seus filhos a estudarem e aproveitarem a ferramenta para isso. Se temos um incentivador dentro da sala de aula, tenho a tecnologia e os pais, teremos um desempenho muito melhor. Todas as aulas são gravadas, contendo toda a estrutura necessária para desenvolver o ensino”.