Geral Comboio araranguaense entrega donativos para vítimas da enchente no RS

Comboio araranguaense entrega donativos para vítimas da enchente no RS

08/05/2024 - 14h44

O comboio araranguaense liderado por entidades como SAMAE, Prefeitura Municipal, Metalúrgica Pagé, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Bento Centro de Eventos, que deixou a Cidade das Avenidas às 6h17min desta quarta-feira, dia 8, já fez a entrega no ponto de coleta instalado município de Canoas, Região Metropolitana, dos donativos destinados para as famílias vítimas da enchente que assola o Rio Grande do Sul.

Além de roupa de cama e banho, ração para pets, materiais de higiene e limpeza, cerca de 500 marmitas, a comitiva araranguaense doou aproximadamente 40 mil litros de água, incluindo copos de 200ml envasados no SAMAE, bombonas e garrafas de água fornecidos pela comunidade.  Sobre a importância da água, a Vigilância em Saúde orienta que a população não consuma água das fontes públicas existentes nas cidades impactadas pela enchente.

Em Porto Alegre, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) informa que as fontes são monitoradas mensalmente e apresentam bactérias escherichia coli, presente no intestino de animais e humanos. “A presença destes microrganismos, ocasiona diversas doenças infecciosas em decorrência da falta de tratamento – afirma, em entrevista concedida ao Jornal Zero Hora, o chefe da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e Águas (EVSAA), Alex Lamas. 

Na mesma reportagem, há um alerta de que a ingestão de água não potável ocasiona doenças, o que pode levar a sobrecarga na rede de saúde pública em um momento crítico para a cidade. O uso da água das fontes, porém, é permitido para limpeza e para descarga de vasos sanitários, por exemplo.

Esta foi a segunda remessa de materiais feita pelo grupo. A campanha prossegue. Os demais interessados em colaborar podem entregar donativos na unidade administrativa do SAMAE, Paço Municipal, Centro Municipal Multiuso Arlete Salomé Cristiano, Secretaria de Educação, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Bento Eventos e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).