Geral Coordenador do Geoparque solicita apoio do governo para evento internacional em Praia Grande

Coordenador do Geoparque solicita apoio do governo para evento internacional em Praia Grande

27/05/2024 - 11h51

Na última semana, Gislael Floriano, coordenador do Geoparque, esteve com uma comitiva solicitando apoio financeiro do governo do Estado para a realização de um importante evento envolvendo geoparques do Brasil, em Praia Grande, Santa Catarina. Em entrevista ao programa Estúdio 95 da Rádio Araranguá, apresentado por Lucas Casagrande, Floriano destacou a relevância do evento e os preparativos em andamento.

7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina

Entre os dias 6 e 9 de novembro, Praia Grande será o palco da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina. O evento reunirá geoparques de toda a América Latina e representantes de geoparques de todo o mundo. “Hoje somos 213 territórios de geoparques no mundo, distribuídos em 48 países. Esse evento nos trará visitantes de todo o mundo para prestigiar nosso trabalho, além de divulgar o grande potencial do nosso território”, destacou Floriano.

Troca de Experiências e Visibilidade

O evento promete ser uma rica troca de experiências, com a presença de grandes personagens da UNESCO, reuniões da rede de geoparques e painéis temáticos, incluindo atividades de campo focadas em sustentabilidade. “É visibilidade para Santa Catarina e para a região Sul”, explicou Floriano, enfatizando a importância do evento para a promoção do Geoparque a nível nacional e internacional.

Confirmações Internacionais e Parcerias Locais

O evento já está recebendo confirmações de inúmeros países e conta com a participação de mais de 300 empresas parceiras do projeto. “Queremos tornar nosso geoparque um grande destino a nível de Brasil e de mundo. Sem dúvidas, será um grande evento”, ressaltou Floriano.

Estrutura do Evento

A conferência ocorrerá em todo o território do Geoparque, abrangendo sete municípios. A cerimônia de abertura será em Praia Grande, enquanto as palestras serão realizadas na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Torres. “O evento incluirá aulas de campo em diversos municípios, proporcionando uma imersão prática nos temas discutidos”, explicou o coordenador.

Apoio Governamental e Internacional

Gislael Floriano mencionou que já iniciaram várias conversas com gabinetes em Brasília, além da UNESCO, e que foram bem recebidos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Acreditamos que teremos um apoio expressivo para a realização do evento”, concluiu.

A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina promete ser um marco para o Geoparque de Praia Grande e para toda a região Sul de Santa Catarina. O evento não só destacará o potencial geoturístico da área, mas também promoverá troca de conhecimentos e práticas sustentáveis entre os participantes de todo o mundo.