
Crianças de 6 meses a 2 anos devem se vacinar contra Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, por meio da vigilância epidemiológica, deu início a vacinação contra Covid-19 em crianças com idade entre 6 meses a 2 anos. Segundo o secretário da pasta, Rogério Ferreira, neste primeiro momento serão vacinadas crianças com comorbidades. “Recebemos as doses, porém em pouca quantidade, e vamos trabalhar por agendamento no Posto Central. A procura tem sido baixa, muitos pais tem receio, e ainda não temos um quantitativo de crianças vacinadas que seja suficiente”, comenta o secretário.
A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.
A vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde Paulo Lupinn (Posto Central). Pais e/ou responsáveis devem procurar a sala de vacinação para agendar a aplicação da vacina. O agendamento pode ser realizado presencialmente ou por telefone: 48 3526 0432. Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Comorbidades:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doenças neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática
– É necessário comparecer com documentos pessoais, caderneta de vacinação e comprovação da comorbidade.