Geral Da dificuldade financeira ao aumento de 400% na satisfação do paciente: o 2022 do HRA

Da dificuldade financeira ao aumento de 400% na satisfação do paciente: o 2022 do HRA

26/12/2022 - 10h52

Em entrevista ao programa Dia a Dia, na Rádio Araranguá, o diretor do Hospital Regional, Kristian de Souza, fez um balanço da gestão em 2022.

De acordo com o professional, o ano começou turbulento, mas o trabalho em equipe devolveu a capacidade de operação do HRA, melhorando assim, os números.

“Foi um ano muito difícil, mas com um saldo muito positivo. Eu acho que a gente conseguiu alcançar bons resultados, atendendo as expectativas. Isso foi fruto do trabalho de toda a equipe”.

Maior dificuldade

Kristian aponta que o início dos trabalhos teve como foco resolver uma crise financeira. “No início da minha gestão houve uma mudança de programação de pagamentos e ficamos 60 dias sem receber. Esse foi um dos períodos mais difíceis, porque, temos que honrar com os compromissos de fornecedores, folha, enfim. A participação do Instituto Maria Schmitt foi fundamental. Forneceu todo o suporte necessário naquele momento. Na metade do ano conseguimos equilibrar as contas e facilitou para que avançássemos em outros processos; em outros objetivos. Foi um início muito difícil, com dificuldades financeiras e pós-pandemia, com um aumento exponencial dos preços. Nosso contrato era defasado, mas conseguimos contornar e terminar o ano bem, sem nenhuma dívida”.

Inflação da pandemia

A operação do Hospital Regional de Araranguá também teve que superar o aumento dos preços dos fornecedores. “Houve um aumento dos insumos, não voltando os valores anteriores. E também a alteração de pagamento. O estado pagava no início do mês e começou a pagar no final do mês. Mudou toda a programação e foi um aviso muito em cima da hora e não conseguimos nos programar. Nós não tínhamos gordura para queimar e para manter os custos. A gente trabalha com custeio e é antecipatório. Se alguma empresa não tem fins lucrativos eu não tenho como antecipar um contrato”, explicou o diretor da unidade.

Ganhos em 2022

“Tivemos uma melhora na qualificação em termos de equipe. Os processos melhoraram muito, o resultado disso é um aumento de 400% nos elogios, com relação ao serviço de atendimento ao usuário. Tivemos também uma queda de 60% nas reclamações. Conseguimos a aquisição de equipamentos importantes. O principal, um raio X digital, que já está em funcionamento desde o início desse mês. Também a tão sonhada tomografia que conseguimos mudar, superação também na parte do aumento de capacidade instalada, aumentos 40% o número de leitos. Hoje nós não temos mais pacientes que precisam esperar por um leito de UTI; por um leito de UTI neonatal, adulto, leito de enfermaria. Graças a Deus conseguimos ampliar e atender a demanda”, conclui Kristian.        

Confira a entrevista na íntegra