
Data marcada para a inauguração do trecho catarinense da Serra da Rocinha
Enfim uma data para a conclusão da pavimentação do trecho catarinense da BR-285, a Serra da Rocinha. Até o dia 30 de março de 2024, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) pretende inaugurar a obra de pavimentação, que já dura aproximadamente 10 anos. Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, uma visita técnica para vistoriar as obras. O encontro, serviu também para discutir a federalização da rodovia, até o acesso a BR-101, em Araranguá e atualizou as informações sobre as obras no lado gaúcho.
O encontro foi marcado pela deputada federal, Giovânia de Sá (PSDB) e contou com a presença de autoridades do Estado, como os deputados estaduais, José Milton Scheffer e Tiago Zilli, o diretor do DNIT SC, Alysson Rodrigo de Andrade e do representante do DNIT nacional.
Em entrevista à Rádio Araranguá, o prefeito Cesar Cesa, que esteve na reunião ressaltou. “Foi uma ótima reunião. Estiveram mais de 80 autoridades presentes. O que foi exposto pelo DNIT deixou a gente muito feliz, porque mostrou que a obra será inauguração no dia 30 de março de 2024. Mesmo que a entrega dessa obra está atrasada, isso é motivo para festejar. O desenvolvimento será muito forte em nossa região. Todos municípios serão beneficiados”.
De acordo com o deputado Zé Milton, a reunião foi produtiva e assuntos importantes foram levantados. “O DNIT trouxe informações importantes sobre a obra. Além disso, toda a comunidade teve a oportunidade de colocar seus interesses. Já temos um prazo para a conclusão da obra e isso é muito importante. Também foi dado sequência a federalização desse trecho de Timbé do Sul até a BR-101. Nosso gabinete já havia agendado uma reunião para os próximos dias com o secretário de Obras do Estado, Jerry Comper, onde estamos negociando que o Estado faça o projeto segundo os moldes do governo federal e a partir desse projeto na mão, o superintendente do DNIT SC, assumiu o compromisso que o governo federal aceita federalizar todo esse trecho. Será muito bom para todos”.
Além disso, o prefeito Cesar ressaltou a atenção que o representante do DNIT teve, ao se antecipar em mencionar o desvio que Ermo e Turvo terão. “A sensibilidade do representante do DNIT, que mencionou antecipadamente que os municípios de Ermo e Turvo, precisam ter um desvio. Estima-se que diariamente esse trecho terá um fluxo de aproximadamente 5 mil veículos e isso é impossível com as medidas atuais”.
Para o deputado Tiago Zilli esta segunda-feira se comemora um dia histórico. “Considero essa data como um dia histórico. Pudemos ver o depoimento de pessoas que lutaram para a conclusão dessa obra. Quero parabenizar a deputada Giovânia de Sá por ter feito essa audiência pública. Todos vão ganhar com esse desenvolvimento”.
O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, destacou a importância da conclusão da BR-285. “Tenho convicção que em março será inaugurado a BR-285. Foi garantido que a tão sonhada obra será inaugurada. A importância da conclusão dessa obra é muito grande para o Sul do Estado. Desde portos, praias e o turismo em especial para o nosso município”.
A deputada federal, Giovânia de Sá ressaltou a importância da representatividade do Sul na reunião. “Foram mais de 80 representantes, tudo isso para fortalecer a importância dessa obra para Santa Catarina. Essa visita técnica será um marco para nossa região, isso nunca aconteceu. Tivemos muitas promessas e nada aconteceu, mas com essa visita conseguimos esse grande feito. Será uma das primeiras BRs do Estado, das inacabadas a serem concluída”

Para o superintendente do DNIT SC, Alysson Rodrigo de Andrade, a reunião foi de extrema importância para esclarecer os problemas enfrentados e principalmente, os projetos para o futuro. “A reunião foi muito importante. Pudemos esclarecer problemas enfrentados e o que estamos projetando para o futuro, não só com a entrega dessa obra, que será em março do ano que vem. Mas também o que estamos pensando em termo de federalização. Precisamos de um projeto de contorno e de adequação de capacidade para a BR-285 que hoje é estadual. O DNIT precisa de um projeto de revitalização do pavimento e acostamentos. Além disso, seria muito interessante no ponto de vista de carteira de investimentos, nós fazermos contornos. O Estado fazendo esse inventario da rodovia e um projeto de adequação de capacidade, o DNIT sim recepcionará e isso será defendido em Brasília, já está consensuado”.