Geral De 15 mil para 100 mil habitantes: o abastecimento de água vai dar conta no Arroio do Silva? O que diz a empresa fornecedora

De 15 mil para 100 mil habitantes: o abastecimento de água vai dar conta no Arroio do Silva? O que diz a empresa fornecedora

30/12/2022 - 13h21

De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, 2022, o Balneário Arroio do Silva tem hoje uma população oficial de 15 mil 693 habitantes. A partir dessa sexta-feira, 30, esse número, com a chegada dos turistas, deve superar 100 mil, portanto cerca de 6 vezes mais. Uma das preocupações com o aumento populacional está relacionada ao fornecimento de água.

Segundo André Pitz Serafim, da EJW, responsável pelo abastecimento do município, a empresa está pronta para atender a grande demanda.   

“Estamos preparados. No verão passado não tivemos problemas com falta de água. A empresa manteve o nível dos equipamentos e sempre vem melhorando a infraestrutura para atender o turista e também o morador durante o ano inteiro”, garante Serafim.

Infraestrutura

André Pitz Serafim explica que a infraestrutura vem passando por investimentos constantes.

“Quem chega no Arroio do Silva, passando a ponte, olha à esquerda, tem a Lagoa da Serra, que é um ponto de captação e logo à direita tem a ETA 1, onde tratamos aproximadamente 135 litros por segundo, que é a nossa capacidade. Quando nos dirigimos para a região Sul do Balneário Arroio do Silva, tem a Lagoa do Guairacá, onde está a ETA 2, que trata 50 litros por segundo”.

Consumo consciente

“É importante a gente deixar a população ciente que hoje temos um bom volume de água nas lagoas. Uma situação, que em um passado não muito distante, com a seca severa, passamos muito trabalho. Mas atualmente nossos reservatórios estão com muita água. Mas mesmo assim, temos que ter um consumo consciente. Não é porque tem água nos pontos de captação que podemos desperdiçar”.

Atendendo a demanda crescente             

“No verão passamos a ter uma população de 100 mil habitantes e é importante salientar que tivemos um crescimento em ligações de água, na casa de 3,5%. Eu considero bastante e isso mostra que o município está crescendo. Hoje temos 11 mil 870 ligações de água no Balneário Arroio do Silva. O maior volume de ligações está no lado Sul do município, que é a região que mais cresce em ligações novas”.

Planejamento para superar as adversidades

Segundo André Pitz Serafim, o ano foi de superação com o objetivo de manter um serviço de qualidade. “Outro ponto importante de ressaltar é que nesse inverno a cidade teve muitas obras de pavimentação. Quando há esse tipo de obra tem o pluvial também, o que dá muito trabalho. A nossa equipe trabalhou no inverno, basicamente, para manter o fornecimento de água normal, mesmo com alguns problemas de tubulações que romperam, devido as obras. Para o lado Sul do município está sendo feito o Acesso Sul. Toda a tubulação, que foi instalada há três anos, foi retirada e recolocada uma tubulação de 150”.

Qualidade de água

“As pessoas precisam manter a caixa dá água limpa para ter uma qualidade. Não adianta fazermos nosso serviço, tratando adequadamente a água, e chegando nas casas as caixas não estarem limpas. A Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina), que é a agência reguladora, faz o teste de agrotóxico na água e Arroio do Silva está isento, o que é motivo de orgulho para nós”.

Reforço na infraestrutura

“A Celesc nos últimos anos está de parabéns. Não tivemos graves problemas de energia. Mesmo assim, a EJW coloca geradores à disposição das ETAs, para os momentos de pico ou até mesmo para suportar uma queda de tensão”.

Chuveiros na beira da praia

“Temos hoje 48 chuveiros na orla do balneário, onde a população usa da melhor forma possível. Pedimos que quando usarem o chuveiro tenham cuidado, pois outras pessoas também vão usar. Nunca deixe o registro aberto”, conclui André Pitz Serafim.